Secretaria Municipal de Saúde (Foto/Arquivo)
Em meio à polêmica devido à morte de adolescente no Hospital da Criança, Prefeitura criou comissão para investigar óbitos na cidade. A medida foi formalizada em edição extraordinária do Porta-Voz, que entrou em circulação na noite de ontem.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a comissão não seria específica para o caso da morte ocorrida no fim de semana. Segundo a pasta, a comissão está sendo instituída em caráter permanente para investigar óbitos maternos, fetais e infantis em Uberaba.
Conforme a portaria publicada no Porta-Voz, a comissão está vinculada à Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria. Os trabalhos serão coordenados pelo médico Raelson Batista e todos os integrantes são servidores efetivos da Secretaria Municipal de Saúde.
Ainda ontem, a prefeita Elisa Araújo (SDD) se reuniu com o promotor de Saúde, Eduardo Fantinati Menezes, e com o delegado da Polícia Civil, Rodolfo Rosa Domingos.
No Ministério Público, foi entregue ofício solicitando instauração de uma notícia de fato destinada a averiguar se ocorreu negligência do Hospital da Criança e demais instituições envolvidas no atendimento. Já para a Polícia Civil foi pedida a abertura de inquérito para investigar a morte do adolescente. O Município também instaurou expediente para apuração dos fatos ocorridos no atendimento pelo Samu.
Também nessa terça-feira, a prefeita, os titulares da SMS e a chefe adjunta de Gabinete, Celi Camargo, participaram de reunião on-line com a promotora da Infância e Juventude, Ana Catharina Machado Normanton. No encontro, os representantes do Município falaram sobre os atendimentos pediátricos e medidas adotadas para melhorias.