Enquanto o projeto referente ao financiamento de R$120 milhões teve votação adiada, a Prefeitura decidiu pelo arquivamento de outra proposta que solicitava a autorização da Câmara para contratar empréstimo no valor de R$15 milhões junto ao BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais).
No ofício enviado ao Legislativo, o governo municipal não justificou o motivo para solicitar o arquivamento da proposição e nem informou se outro projeto seria enviado em substituição.
O líder do Executivo na Câmara, vereador Almir Silva (Republicanos), posicionou que o pedido de arquivamento foi feito porque não haveria tempo hábil este ano para cumprir os trâmites para a aprovação do projeto junto ao BDMG, liberar os recursos e executar a obra.
Ressaltando que o empréstimo seria para custeio das obras de revitalização das avenidas Zacarias Borges Araújo e João Batista Ribeiro no Distrito Industrial 2, o parlamentar posicionou que a expectativa é que a operação seja retomada em 2025. “Iria resolver o problema de muitas empresas que geram muitos empregos, atendendo à região que mais cresce. Acho que esse projeto volta no ano que vem”, declarou.
Apesar do arquivamento, há outros dois projetos em tramitação no Legislativo com o objetivo de pleitearem a autorização dos vereadores para novos empréstimos. Por enquanto, não há previsão de data para serem colocados na pauta de votação.