Projeto foi discutido e aprovado na sessão de quarta-feira na Câmara Municipal (Foto/Jully Borges)
A Câmara Municipal de Uberaba (CMU) aprovou o Projeto de Lei (PL) 164/24 que regulariza a situação das famílias do bairro Estrela da Vitória. O PL autoriza o Município a desafetar de suas características específicas e realizar permuta da área pública que menciona com área e propriedade de Antônio Geraldini Neto.
O líder do governo na Câmara, Almir Silva (Republicanos), explicou que, após análise do Chefe de Seção e Fiscalização de Patrimônio Imobiliário e do Chefe de Departamento Central de Gestão Patrimonial, verificou-se a necessidade de correção de memorial descritivo, croqui e laudo de avaliação do imóvel permutado por meio da Lei 14.072.
O bairro Estrela da Vitória está localizado numa área de 88.761,65 metros quadrados, que pertencia à família do deputado Joaquim Roberto Leão Borges, na década de 90. Durante as sucessivas administrações, ocorreram várias ações buscando a regularização.
Cinema
Os cineastas Aldo Pedrosa, Murillo Rezende e Liana Marzinotto participaram de sessão ordinária para falarem sobre polo de cinema na cidade.
Aldo Pedrosa falou sobre os talentos que a cidade possui e que podem, com o devido empenho de profissionais do setor, autoridades públicas e instituições representativas, ganhar projeção nacional e internacional. Dentre os exemplos dessa qualidade artística, enumerados pelo cineasta, está o documentário “Chico Xavier: suas pegadas em Uberaba”, coordenado pela jornalista Evacira Coraspe e produzido pela equipe da Rádio e TV Câmara (RTC).
Para transformar Uberaba em um polo de cinema, Aldo Pedrosa acredita serem necessárias algumas ações, entre elas instituir uma associação que agregue cineastas experientes e premiados (nacional e internacionalmente), originários da cidade; produzir filmes (já tem alguns aprovados pela Lei Paulo Gustavo) a curto e médio prazo, inclusive com a participação de atores destaque no Brasil; consolidação de parcerias e patrocínios, e a criação de um polo de cinema na cidade.
Aldo Pedrosa frisou que nem sempre a pauta cultural merece a atenção necessária, mas Uberaba está diante de uma oportunidade de transformar a cidade na terra do cinema, “pois temos talentos aqui pra fazer isso, então peço a ajuda de vocês pra consolidar esse sonho”.