UNESCO

Prefeitura finaliza detalhes para receber avaliadores do Geoparque

Missão estará na cidade para conferir in loco as informações apresentadas em relatório que pleiteia a chancela da Unesco para que Uberaba seja inserida na Rede Mundial de Geoparques

Gisele Barcelos
Publicado em 15/07/2023 às 17:24Atualizado em 16/07/2023 às 08:15
Compartilhar

Todos os geossítios, museus, Memorial Chico Xavier e até a fazenda Morro Alto serão visitados pela missão para verificar o potencial turístico (Foto/Arquivo)

Para recepcionar avaliadores da Rede Mundial dos Geoparques da Unesco, preparativos finais estão sendo feitos pela equipe da Prefeitura. A chegada da delegação em Uberaba está prevista para domingo (23) e o grupo deverá permanecer na cidade ao longo da próxima semana. Com isso, eventos musicais programados nesse período terão relação com o Geoparque.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, o roteiro da visita atende aos critérios estabelecidos pela delegação da Unesco e os locais a serem percorridos foram solicitados pelo grupo. “É como se fosse uma fiscalização”, disse, lembrando que o objetivo da missão técnica é conferir in loco as informações apresentadas no relatório enviado no ano passado para solicitar a chancela de geoparque.

Ramos salienta que o itinerário incluirá todos os geossítios, o Memorial Chico Xavier, as igrejas, os museus, a fundição de sino artesanal e outros diversos patrimônios históricos, culturais e geológicos que abrangem o Geoparque Uberaba. Os avaliadores também passarão pela Fazenda Morro Alto, que fica na região de Peirópolis, para conhecerem sobre o projeto de circuito rural em fase de expansão. Os detalhes da missão técnica serão divulgados na segunda-feira (24).

Já o presidente da Fundação Cultural, Cássio Facure, adiantou que o Festival de Inverno em Peirópolis e o Circuito Jazz foram trabalhados com a temática do Geoparque. Além disso, ele citou que o assunto também tem sido inserido em programações do Circo do Povo e eventos culturais realizados periodicamente. “A Unesco vai chegar aqui e ver uma cidade fervilhando culturalmente”, posicionou.

Facure ainda salientou que apresentará à equipe o plano municipal de cultura para mostrar que há um projeto definido para os próximos oito anos para difundir a ideia do Geoparque. “Queremos mostrar todos os valores culturais que vão enriquecer o nosso território”, disse.

Entre as propostas culturais a serem trabalhadas com foco no turismo, o presidente da Fundação contou que está em desenvolvimento um Festival Geoparque de Artes Uberabenses, com uma “virada cultural”, e futuramente também devem ser programadas apresentações semanais de catira ou da orquestra municipal em vários espaços da cidade.

Com a chancela da Unesco para o Geoparque, Facure pondera que Uberaba deverá entrar no rol de circuitos que atraem turistas da Europa, dos Estados Unidos e do Canadá. Desta forma, também surgem oportunidades de investimentos no trade de turismo e na geração de empregos no setor. “Acredito que, em cinco anos, aumenta em 50% o nosso PIB com a vinda da chancela”, finalizou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por