(FotoLuiz Gustavo Rezende)
Após anulação parcial do processo licitatório para a manutenção dos cemitérios públicos no mês passado, a Prefeitura tenta novamente contratar empresa para prestar o serviço. Aviso de licitação foi publicado na última edição do Porta-Voz, que entrou em circulação na noite de ontem.
A nova concorrência prevê valor menor para a execução do serviço. Enquanto o processo licitatório do ano passado estava dividido em dois e tinha o contrato orçado em R$3.298.849,32 no total, agora a estimativa é um montante de R$1.935.032,64.
Como o edital completo do novo certame ainda não está disponível para consulta, não há detalhes sobre as alterações feitas e que resultaram no custo menor.
As empresas interessadas em disputar o processo licitatório para manutenção dos cemitérios públicos terão acesso ao edital completo no dia 9 de maio e poderão encaminhar propostas até o dia 23 de maio.
A Prefeitura tenta, desde o ano passado, contratar empresa para prestar o serviço de manutenção dos cemitérios públicos. Depois de diversos entraves, em janeiro de 2025, a empresa Multiserviços foi declarada vencedora para assumir a conservação do Cemitério São João Batista e a PRP Serviços, selecionada para os trabalhos nas unidades do Medalha Milagrosa e do Bom Pastor.
No entanto, posteriormente, as duas empresas foram desclassificadas porque não atenderam aos requisitos do edital e a Prefeitura comunicou que faria a reabertura do processo de contratação.
Enquanto a contratação não é finalizada, a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras continua responsável pela manutenção e limpeza dos cemitérios públicos. A pasta assumiu o trabalho temporariamente em junho de 2023, quando houve a rescisão do contrato com a empresa JC&L Empreendimentos em Serviços de Limpeza.
A terceirizada na época foi alvo de diversas notificações por falha na reposição da mão de obra e problemas na limpeza das áreas internas, como precariedade na capina e na remoção de materiais dos cemitérios.