A reversão da área ocorre após nova tentativa frustrada de reunião com os dirigentes da fábrica chinesa
Anúncio da instalação da fábrica foi feito em setembro de 2019 no gabinete do então prefeito Paulo Piau com os secretários José Renato e Denis Silva (Foto/Divulgação)
Prefeitura oficializa retomada de área doada à empresa chinesa para instalação de fábrica de drones no Parque Tecnológico. O decreto revertendo os direitos de uso do terreno e, também, os incentivos fiscais concedidos à Shennong foi publicado no Porta-Voz que entrou em circulação neste fim de semana. No entanto, o governo municipal posicionou que está aberto à negociação com os representantes da empresa.
A reversão da área ocorre após nova tentativa frustrada de reunião com os dirigentes da fábrica chinesa. Um encontro estava marcado para acontecer na última semana, porém o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, informou que os representantes não compareceram e apenas comunicaram a ausência por e-mail. Segundo o titular da pasta, eles justificaram que estavam analisando com mais detalhes a situação e pediram que a agenda fosse remarcada para nova data.
Entretanto, o secretário ressaltou que a reunião seria para retomar as negociações, mas com foco na destinação de outra área, também no Parque Tecnológico. Ramos posicionou que a empresa já havia sido alertada que não haveria condições de reverter a retomada do terreno doado no governo passado.
O secretário argumentou que, além dos prazos para a construção da fábrica não terem sido mantidos, foi constatado que o terreno doado em 2019 tem uma pista de kart construída com dinheiro público. “Devido a isso, a área nem poderia ter sido destinada para a empresa da forma como ocorreu. É ilegal. Foi até melhor que não começaram a construir ali”, alegou.
Apesar de a Prefeitura ter informado sobre a possibilidade de doação de outra área dentro do Parque Tecnológico, o titular do Desenvolvimento Econômico declarou que ainda não houve uma resposta dos representantes da empresa chinesa para dar início a um novo processo de incentivo. “A hora que quiserem conversar, estamos à disposição e temos outras áreas disponíveis”, disse.
Em meio ao silêncio da empresa, há informações extraoficiais de que a Shennong já estaria com negociações em andamento para transferir o projeto de investimento referente à fábrica de drones para Conceição das Alagoas.
Questionado, o secretário disse não ter conhecimento até o momento sobre proposta para mudar o local de instalação da unidade da Shennong.
Histórico. A Shennong Drones assinou protocolo de intenções em julho de 2020 com a Prefeitura e anunciou investimento de R$10 milhões para a instalação de fábrica em Uberaba. Porém, desde então, nenhuma medida concreta foi adotada para o início da construção da unidade. A empresa foi convocada quatro vezes para apresentar o pedido do alvará de construção, mas não se pronunciou.