O vereador argumentou que grande quantidade de estabelecimentos comerciais na avenida faliu e os preços dos imóveis caíram após início da operação do sistema BRT
Ao mostrar cartaz com a inscrição “#Fora BRT”, o presidente da Câmara, Fernando Mendes, pede que o sistema seja reformulado (Foto/Reprodução)
Em meio a críticas ao BRT e à situação do centro da cidade, o presidente da Câmara Municipal, Fernando Mendes (MDB), fez pronunciamento em plenário para pedir a volta do estacionamento na avenida Leopoldino de Oliveira e o fim da faixa exclusiva de ônibus na via.
Na manifestação, o parlamentar argumentou que uma grande quantidade de lojas na avenida faliu desde o início da operação do BRT e houve forte desvalorização do preço dos imóveis na área, pois as restrições de estacionamento reduziram a circulação de pessoas no Centro.
Apesar de levantar cartazes com a mensagem “Fora BRT”, o vereador defendeu que o sistema seja reformulado. Ele reivindicou a substituição da faixa exclusiva de ônibus por uma pista que possa ser compartilhada com os veículos na Leopoldino de Oliveira, bem como a liberação novamente do estacionamento na avenida. “No cartaz está ‘Fora BRT’, mas aceitamos discutir para o BRT ficar. Agora, o estacionamento tem que voltar na Leopoldino de Oliveira”, defendeu.
Mendes também cobrou ações efetivas do governo municipal para a revitalização do centro da cidade, questionando os entraves causados por conta do tombamento de imóveis, que inviabiliza novos investimentos na área central da cidade. “Uberaba tem 200 imóveis que não pode mexer. Qual a história deles?”, questionou.
Os demais vereadores também fizeram coro aos questionamentos acerca da situação do centro da cidade, estendendo o debate em plenário por uma hora e meia.
O vereador Marcos Jammal (MDB), inclusive, sugeriu que uma audiência pública seja realizada para discutir sobre o sistema BRT e, também, medidas para reavivar o Centro.
Já a vereadora Rochelle Gutierrez (PP) aproveitou para ressaltar que a situação da área central também envolve a revisão do Plano Diretor e o processo vem caminhando de forma lenta. Ela posicionou que ainda não houve o envio de projeto ao Legislativo e o prazo está ficando apertado, visto que 2024 é ano eleitoral e isso dificultaria a análise do plano.
Regra. Atualmente, o estacionamento na avenida Leopoldino de Oliveira é permitido somente à noite durante os dias da semana e a partir das 14h de sábados. Já a faixa do BRT na via somente é compartilhada com táxis, viaturas policiais e veículos de urgência e emergência devidamente identificados.