INTERNACIONAL

Primeira-dama: Janja já viajou mais para fora do Brasil do que Michelle

Os dados são públicos e foram contabilizados a partir de decretos do Diário Oficial da União (DOU); o posto de primeira-dama é um cargo simbólico e não remuneratório

O Tempo
Publicado em 28/07/2023 às 14:26
Compartilhar
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Janja, durante chegada a Londres em maio deste ano. (Foto/Ricardo Stuckert/PR 05.05.2023)

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Janja, durante chegada a Londres em maio deste ano. (Foto/Ricardo Stuckert/PR 05.05.2023)

A primeira-dama, Janja da Silva, já fez mais viagens internacionais, em sete meses de governo, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do que a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, nos quatro anos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).  

Lula e Janja já visitaram 15 países, em 10 viagens internacionais do mandatário brasileiro. As missões diplomáticas ocorreram de janeiro até meados de julho, quando a comitiva presidencial voltou da viagem à Bruxelas, na Bélgica.  

O levantamento, com base nas informações do Diário Oficial da União, é da coluna do jornalista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, e foi confirmada pela reportagem de O TEMPO. A cada missão internacional, o presidente da República assina um despacho com o nome de todos os membros da comitiva presidencial.  

Ao lado de Lula, Janja já embarcou para Argentina, onde esteve duas vezes, Uruguai, Estados Unidos, China, Emirados Árabes, Portugal, Espanha, Inglaterra, Japão, Cidade do Vaticano, Itália, França, Colômbia, Bélgica e Cabo Verde. Essa última, foi apenas uma passagem relâmpago de Lula pelo país africano para abastecer o avião presidencial.  

O Palácio do Planalto não tratou a agenda como ‘missão oficial’. Ainda assim, Lula, ao discursar de improviso, agradeceu ao continente pelos quase ‘350 anos de escravidão’. 

Comparado a Janja, Michelle Bolsonaro quase não viajou. Em quatro anos em que Bolsonaro foi presidente, ela visitou, ao lado do marido, Estados Unidos em cinco vezes, Argentina, Uruguai, Emirados Árabes, Bahrain, Catar e Inglaterra.  

Uma das causas que justificam o fato de Michelle ter viajado menos que Janja, é que durante a fase mais aguda da Pandemia de Covid-19, em 2020 e 2021, ela não saiu do Brasil.  

 Dados estão no Diário Oficial da União 

 A lista de membros das comitivas presidenciais precisa ser publicada no Diário Oficial da União (DOU). Em todos os casos, tanto de Janja, quanto de Michelle, os nomes delas foram publicados com o termo “sem ônus” no DOU. Isso quer dizer que elas não recebem ‘salários’ para as viagens internacionais.  

O posto de primeira-dama é um cargo simbólico e não remuneratório. Apenas o presidente, ministros e membros da delegação recebem diárias e recursos extras para a realização de viagens internacionais.  

Ainda assim, as missões diplomáticas de Lula têm sido criticadas por opositores por serem ‘caras’ e ‘inchadas’ por auxiliares do primeiro e segundo escalão.  

Lula e Janja, por exemplo, viajaram para a Coroação do Rei Charles III, em Londres, em maio. Os gastos foram da ordem de R$3 milhões. Mais da metade desse valor foi para custear hospedagem da comitiva. Em janeiro, durante a primeira viagem internacional de Lula à frente da Presidência da República, o governo teve que desembolsar R$ 2 milhões, para custear a viagem à Argentina e Uruguai. 

 Fonte: O Tempo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por