Unidade de saúde do bairro Morumbi começa a funcionar até as 22h a partir da próxima segunda-feira (3-10/Arquivo)
Escolhida para fazer parte da lista de unidades básicas com atendimento noturno, a UBS do bairro Morumbi começará a funcionar até 22h a partir de segunda-feira (6). A confirmação da data era aguardada desde o ano passado, quando foi definida a região que seria contemplada com o expediente estendido.
O funcionamento noturno das unidades básicas foi um projeto lançado na gestão do ex-prefeito Paulo Piau (MDB), com abertura de seis postos até 22 horas. Na campanha eleitoral em 2020, a prefeita Elisa Araújo (PSD) prometeu aumentar o número de unidades de saúde com atendimento à noite, mas até então o município seguia apenas com as mesmas UBSs que já estavam com expediente ampliado no governo passado.
Em entrevista à Rádio JM, a prefeita justificou que a pandemia afetou o início do governo e vários projetos acabaram sendo postergados. Por isso, não foi possível avançar anteriormente com a ampliação das unidades básicas com funcionamento noturno. “Nós não esperávamos que a pandemia chegaria ao nível que chegou em 2021 e até em 2022. Estamos agora reestruturando tudo”, manifestou.
Questionada se mais unidades básicas devem ter o horário de atendimento estendido ainda este ano, a chefe do Executivo declarou que o desejo é aumentar a lista, porém, argumentou que não seria possível assegurar a abertura de outras UBSs no período noturno em 2024. “Vamos começar com o Morumbi, que está dentro da programação. Não tenho hoje condições de afirmar que nós vamos abrir outras até 22 horas. É o nosso desejo, mas isso depende de uma série de ações e, também, de disponibilidade de recursos”, posicionou.
Elisa salientou que a gestão pública é dinâmica e precisa estar atenta às demandas que surgem, o que pode resultar em alterações na prioridade dos recursos. “Por exemplo, hoje estamos aportando na saúde infantil, que não era um gargalo tão grande em 2021. Mas foi aumentando muito e focamos na Upa Infantil no Hospital Regional e canalizamos recurso para lá”, explicou.
Além disso, a prefeita reforçou que existe dificuldade de contratar profissionais para o atendimento noturno nas unidades de saúde e a situação também interfere na ampliação do horário de funcionamento em outras localidades.
Segundo a chefe do Executivo, os dados coletados a partir do projeto Carinho de Mãe, que percorrerá diversos bairros de forma itinerante para orientar mulheres sobre o atendimento em Saúde, podem embasar a decisão da próxima região que terá unidade básica com expediente até 22 horas.