GOVERNO ESTADUAL

Privatizações da Cemig e da Copasa serão discutidas pela ALMG somente em 2025

Gisele Barcelos
Publicado em 27/11/2024 às 21:50
Compartilhar

Propostas do governo Romeu Zema (Novo) para privatizar Cemig e Copasa serão discutidas pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) somente em 2025, conforme declaração ontem do líder do governo, deputado João Magalhães (MDB).

Protocoladas no último dia 14 pelo Executivo, os projetos referentes às privatizações sequer foram lidos em plenário pelo presidente da ALMG, Tadeu Leite (MDB), e ainda não entraram em tramitação na Casa. A leitura pela Mesa Diretora também deve ser empurrada para 2025.

A perspectiva do governo estadual é leiloar as duas estatais já no segundo semestre do ano que vem.

A proposta de Zema para a Cemig é transformá-la em uma corporação, ou seja, em uma empresa de sociedade de economia mista sem um controlador definido. O Estado de Minas Gerais manteria os 17,04% de ações totais da companhia, mas teria a chamada “golden share”, isto é, poder de veto.

Para a Copasa, por outro lado, Zema planeja uma privatização total. O Estado venderia para a iniciativa privada os 50,03% de ações que tem da companhia. Os recursos arrecadados seriam divididos com os municípios que concederam à Copasa outorgas para os serviços de abastecimento e esgotamento sanitário. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por