
Perspectiva da unidade a ser instalada em Uberaba, no Distrito Industrial 3, cuja previsão de início de operação é para 2028 (Foto/Reprodução)
A agência Eixos destacou que a Tereos, produtora de cana-de-açúcar, etanol e energia, firmou um acordo com a Atlas Agro que garante acesso prioritário à aquisição dos fertilizantes que serão produzidos no projeto Uberaba Green Fertilizer. A iniciativa prevê a produção de fertilizantes nitrogenados a partir de hidrogênio verde no município.
O acordo terá duração estimada de seis anos, contados a partir do início das entregas. A efetivação da parceria, no entanto, está condicionada ao avanço e à entrada em operação da planta industrial da Atlas Agro, cuja decisão final de investimento está prevista para 2027.
Em entrevista à Agência Eixos, o diretor de Sustentabilidade, Novos Negócios e Relações Institucionais da Tereos, Felipe Mendes, disse que a parceria reforça o compromisso da companhia com uma agricultura de baixo carbono. “Estamos levando ao campo uma tecnologia que redefine o padrão de emissões do insumo mais crítico para a produtividade agrícola”, afirmou.
O acordo integra a estratégia da Tereos para o cumprimento de suas metas de descarbonização no Brasil. Atualmente, o grupo reúne cerca de 11 mil agricultores. A expectativa da empresa é de que a substituição de aproximadamente 30% do consumo atual de nitrogênio utilizado na produção de cana-de-açúcar permita uma redução de 1% nas emissões totais, o equivalente a cerca de 8 mil toneladas de CO₂ equivalente por ano.
“O acesso aos fertilizantes de baixo carbono é fundamental para atingirmos nossas metas agrícolas de descarbonização e o compromisso assumido com a iniciativa SBTi, acelerando nossa jornada rumo a uma produção com menor pegada de carbono e em escala real”, acrescentou Mendes à Eixos.
A previsão é de que a primeira fábrica de fertilizantes nitrogenados a partir do hidrogênio verde entre em operação em Uberaba em 2028. De acordo com a Atlas Agro, a empresa já possui acordos de fornecimento firmados com grandes companhias de atuação nacional, além de negociações em estágio avançado para a implantação da unidade no município.
A Atlas Agro anunciou, no ano passado, um investimento de R$4,3 bilhões na construção da fábrica de fertilizantes nitrogenados em Uberaba.