Estacionamento não deve ser retirado de vias pertencentes ao trajeto do novo corredor do BRT. Com recursos conquistados no PAC, os projetos para instalação do eixo Norte-Sul entrarão em fase de desenvolvimento e a prefeita Elisa Araújo (PSD) afirmou que diretriz será dada para manutenção das vagas de estacionamento próximas ao comércio.
Segundo a chefe do Executivo, a retirada do estacionamento impacta negativamente o comércio. Por isso, a proposta inicial é que o novo corredor que ligará a região do Volta Grande ao Amoroso Costa não exclua as vagas para estacionar em ruas comerciais. “A diretriz para a execução do projeto é que não retire nenhum estacionamento de áreas comerciais porque prejudica muito”, ponderou.
A prefeita salientou que ainda aguarda o recebimento dos recursos do PAC para dar início ao processo de desenvolvimento dos projetos do novo eixo do BRT. Uberaba foi contemplada em julho deste ano com R$12.809.700 para o custeio do trabalho, mas a verba não foi repassada para o município até o momento.
Ao todo, o município havia solicitado a liberação de algo em torno de R$118 milhões para a construção do corredor Norte-Sul do BRT. O montante englobava as obras para a implantação das estações ao longo do novo eixo e, também, dos dois novos terminais de integração.
Com a aprovação dos recursos para o projeto, a chefe do Executivo afirmou que o governo federal já se comprometeu a assegurar o restante da verba para a execução da obra. “Liberando o recurso para o projeto, não faria sentido depois não liberar para a construção”, finalizou.
No total, 74 projetos de 56 municípios foram selecionados no Eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes, Subeixo Mobilidade Urbana Sustentável, Modalidade Médias e Grandes Cidades. Além de Uberaba, apenas outras três cidades de Minas Gerais tiveram propostas selecionadas.