O projeto prevê a revitalização da via como um todo, da praça da “Concha Acústica” até a rua Alaor Prata (Foto/Reprodução)
Para avançar com a revitalização da rua Arthur Machado, projeto final da obra será apresentado nesta segunda-feira (10) a comerciantes e moradores da região central. A reunião será na Casa dos Conselhos, a partir das 19 horas.
Uma reunião foi realizada em janeiro para mostrar a versão preliminar e coletar sugestões da comunidade. As propostas foram avaliadas pela equipe técnica para formatar o projeto final, que agora será submetido à aprovação dos lojistas e moradores.
De acordo com a secretária municipal de Planejamento, Isabela Nascimento, a versão final do projeto confirma a transformação da Arthur Machado em uma via que possa ser compartilhada entre pedestres e carros, com redução do limite de velocidade para 20 quilômetros por hora. O fechamento da via para veículos foi descartado.
O projeto prevê a revitalização da via como um todo, da praça da “Concha Acústica” até a rua Alaor Prata, com a instalação de pisos sextavados nas pistas de rolamento, aumento pequeno das calçadas, com a colocação de baias para carga e descarga, e também estacionamento de veículos em frente às lojas e colocação de novos bancos e mobiliário urbano.
Havia a expectativa de publicar o edital para licitação da obra em maio, porém a titular do Planejamento salientou que também é preciso levar o projeto para discussão com o Legislativo. Se houver aprovação dos lojistas e moradores, o próximo passo será a reunião com os vereadores, antes de avançar para a fase do processo licitatório.
Uma vez contratada a empresa para executar o serviço, a previsão é de 10 meses para concluir a obra de revitalização no Calçadão. Se o resultado da licitação sair ainda no primeiro semestre deste ano e não houver entraves, o serviço pode estar finalizado até julho de 2024.