Provas para o novo concurso da Codau devem ser aplicadas no primeiro semestre de 2024, antes do início das restrições do período eleitoral. A informação é do presidente da companhia, José Waldir de Sousa Filho, ressaltando que a perspectiva é que sejam abertas vagas para todos os setores e de todos os níveis de escolaridade.
Segundo José Waldir, ainda não foi concluído o levantamento com o número total de vagas que serão abertas no concurso e ainda não está definida a data para lançamento do edital que dará pontapé ao processo. “As provas têm que ser no primeiro semestre, antes do período eleitoral. Depois, a homologação e chamamento podem ser a posteriori”, adiantou.
O presidente da Codau explicou que o concurso é necessário para sanar lacunas no quadro de servidores, pois houve aposentadorias de funcionários e desligamentos ao longo dos últimos anos. Além disso, ele salientou que houve alterações no organograma e foram criadas vagas na área de engenharia que precisam ser preenchidas. “A gente já vem com o quadro defasado há tempos”, ponderou.
O último concurso da Codau foi realizado em 2020, mas abriu apenas oito vagas restritas às carreiras de assistente de Serviços de Saneamento e de agente de Saneamento. José Waldir salientou que não há possibilidade de chamar candidatos aprovados desse certame, pois a validade já expirou. “Chamamos muito além do número de vagas previstas. Teve uma função que foram 45 convocados. E com a aprovação do novo Plano de Cargos e Salários não teríamos também mais como chamar”, posicionou.
A Codau nomeou comissão no fim de agosto para preparar abertura de novo concurso público. O grupo é formado por três servidores da autarquia e será presidida por Maura Regina Mangussi. Os integrantes já estão fazendo as cotações para definir a empresa que será contratada para a organização do processo.