O ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva virá a Belo Horizonte neste domingo (9). Sem divulgar mais detalhes, o deputado federal reeleito e coordenador da campanha petista em Minas Gerais, Reginaldo Lopes (PT), usou as redes sociais para anunciar a novidade na manhã desta quarta-feira (5).
A princípio, Lula viria à capital em agendas nos dias 12 ou 16 - quarta e domingo da semana que vem -, mas a busca pelo voto dos eleitores mineiros, além de uma resposta à vinda de Jair Bolsonaro (PL) à Cidade Administrativa, nesta quinta-feira (6), para um encontro com o governador Romeu Zema (Novo), adiantaram a data do início da campanha de Lula no Estado neste segundo turno.
A reportagem fez contato com Reginaldo Lopes e a assessoria de Janones em busca de mais informações, mas ainda não houve retorno.
"Iniciando a manhã com várias reuniões, organizando a vinda do presidente Lula no domingo aqui em BH”, disse Reginaldo Lopes nos stories do Instagram. Em seguida, ele postou fotos de reuniões com mulheres apoiadoras da campanha de Lula e com deputados estaduais do PT mineiro.
Coordenador da campanha digital do Partido dos Trabalhadores, o deputado federal reeleito André Janones também se manifestou pelas redes na manhã desta quarta (5): “Agenda confirmada: estaremos em BH no próximo domingo! Bora mostrar a força do povo mineiro?”.
Segundo maior colégio eleitoral do país e Estado que costuma ser determinante para a vitória de um candidato na corrida presidencial, Minas Gerais será palco de diversas agendas de Lula e Bolsonaro até o fim do segundo turno, no dia 30 de outubro. A equipe de ambos os candidatos não escondem que o voto mineiro será perseguido intensamente na disputa pelo Palácio do Planalto.
Ótima reunião hoje com dirigentes do @ptbrasil, @PSBNacional40, @partidoverde, @REDE_18, Agir, @PSD_55, @psol50, @pcdob_oficial, @solidariedadeBR e @somosavante70. Organizando em Minas a campanha da esperança nesse 2º turno. #Lula13 🔺🇧🇷⭐ — Reginaldo Lopes 1312 🇧🇷 (@ReginaldoLopes) October 4, 2022
No primeiro turno, Lula saiu vencedor em Minas. O petista teve 48,29% dos votos (ou 5.802.571 votos), enquanto Bolsonaro obteve 43,60% nas urnas mineiras - ou 5.239.264 votos. Já em BH, a situação se inverteu: o candidato à reeleição alcançou 46,60% (699.105 votos) e Lula chegou a 42,53%, o que representa a preferência de 638.002 belo-horizontinos.
Sobre o encontro entre Bolsonaro e Zema, nesta quinta (6), na Cidade Administrativa, há a expectativa que outros dois governadores do Sudeste, que também declararam apoio a Bolsonaro, participem: Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, e Rodrigo Garcia (PSDB), de São Paulo.
Fonte: O Tempo