A fala da prefeita à Rádio JM explica que parte do custeio advém de parceria público privada
Prefeita Elisa Araújo (PSD) afirma que os recursos para a reforma do Bosque Jacarandá, em Uberaba, estão garantidos. A fala da chefe do Executivo aos microfones da Rádio JM ocorre após nota do governo municipal ao Jornal da Manhã apontar que parte da verba para o custeio ainda estava em avaliação. Ainda, Elisa não descarta uma Parceria Público Privada (PPP) com a empresa Inconew, que também realiza outro empreendimento em frente ao parque.
À Rádio JM, a chefe do Executivo contou que a verba já foi captada e que inclusive o projeto para o local já está pronto. “Já está buscado, esse foi um equívoco da comunicação. [...] Nós temos recursos do Fundo (Municipal), temos recursos inclusive do BDMG que vão financiar a revitalização do nosso parque Bosque Jacarandá", afirma.
Elisa ainda pondera que se estudou repassar também a gestão do local à iniciativa privada. Contudo, as conversas não tiveram continuidade. “Nós estamos aguardando, o projeto está pronto, o custo já está levantado previamente. Nós temos três tipos de modelagem, inclusive, a Inconew gostaria que a gente fizesse dali uma praça, tirasse os muros. E a gente achou um pouco temeroso, em função de promover vandalismo, de por ser uma mata muito fechada, ter algum perigo lá dentro, então a gente preferiu manter os muros e fazer um acesso controlado dentro do parque como um todo”, explica.
A proposta para o local é influenciada pela chancela da Unesco, que reconheceu Uberaba como um Geoparque. Segundo o Executivo, o Bosque Jacarandá ganhará uma releitura, com melhorias nos espaços, trilhas interpretativas, acessibilidade e segurança.
O governo municipal explica que as mudanças devem ajudar Uberaba a obter mais pontos na avaliação da Unesco sobre os locais de atração turística. O projeto inclui a revitalização dos caminhos existentes e a transformação dos espaços que antes abrigavam os animais em locais de lazer, contemplação e brincadeiras infantis, além de espaços para educação ambiental, reforma de banheiros, entre outros.