REABREM QUINTA

Repartições públicas fecham nesta quarta, feriado nacional da Consciência Negra

Marconi Lima
Publicado em 18/11/2024 às 21:27
Compartilhar
Centro Administrativo municipal fecha hoje à tarde e reabre somente na quinta-feira, após o feriado do dia 20 (Foto/Reprodução)

Centro Administrativo municipal fecha hoje à tarde e reabre somente na quinta-feira, após o feriado do dia 20 (Foto/Reprodução)

As repartições públicas municipais, incluindo autarquias e fundações, estarão fechadas nesta quarta-feira, 20, feriado em comemoração ao Dia da Consciência Negra, reabrindo na quinta, 21. Esta é a primeira vez que o feriado será em caráter nacional e fecha também as repartições estaduais e federais. Até então, a data constava no Calendário de Eventos do município.

O feriado municipal do Dia da Consciência Negra em Uberaba foi instituído pela Lei Ordinária 10.678, de 3 de dezembro de 2008. A lei foi aprovada pelos representantes da Câmara Municipal e sancionada pelo então prefeito Anderson Adauto.

A lei municipal em Uberaba tem origem em projeto que foi apresentado à Câmara pelos então vereadores Marilda Ribeiro e Tony Carlos. Quando da apresentação da proposição, os parlamentares justificaram que mais do que um dia de folga, a data é também um momento para que a população reflita sobre o racismo e o preconceito vividos por afrodescendentes que foram escravizados e injustiçados no período do Brasil Colônia. 

O Dia da Consciência Negra é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, e símbolo da luta contra a escravidão no Brasil. A data foi instituída pela Lei Federal 12.519, de 10 de novembro de 2011. 

Em 2019, o feriado foi suspenso por decisão judicial provisória, mas em 2020 a Prefeitura de Uberaba publicou uma portaria que manteve o feriado. A portaria foi assinada pelo procurador-geral Paulo Salge e considerou que não havia mais impedimento judicial para a eficácia da lei.

O Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira (20/11), será feriado nacional pela primeira vez. A data foi oficializada em 21 de dezembro do ano passado, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinar a Lei 14.759/2023. Com essa determinação, o Dia da Consciência Negra fica estabelecido como feriado, não como ponto facultativo. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por