Mesmo sem ainda ter sancionado o reajuste do funcionalismo, o governo de Minas informou nesta quarta-feira (26) o cronograma para pagamento do valor retroativo da recomposição salarial aos servidores. O montante será quitado em cinco parcelas, que serão liberadas de agosto a dezembro deste ano.
Segundo a programação do governo mineiro, o retroativo de janeiro será depositado em agosto e o valor referente aos demais meses será quitado sucessivamente até dezembro. Ao todo, R$975,39 milhões serão desembolsados para pagamento do montante acumulado de janeiro a junho, referente ao índice de 4,62%.
O governo de Minas também comunicou que a lei que estabelece o percentual de reajuste será sancionada nesta quinta-feira (27), último dia do prazo. No texto, o Executivo estadual posiciona que a recomposição salarial já será aplicada na folha de pagamento do mês de junho. Com isso, o incremento estará nos salários que serão depositados no quinto dia útil de julho.
A demora para sancionar a proposta de reajuste apresentada pelo próprio Executivo tem sido alvo de críticas do funcionalismo e de parlamentares da oposição na Assembleia. Na segunda-feira (24), após audiência pública na Assembleia, o secretário de Governo, Gustavo Valadares, negou que o governador estaria “sentado sobre o projeto” e garantiu que o texto será sancionado dentro do prazo previsto pela legislação.