Projeto foi apresentado a comerciantes e moradores do entorno na noite de segunda-feira e deverá ser referendado pelos vereadores ainda
(Foto/Reprodução Instagram/Herval Kobayashi)
Com investimento estimado em R$ 8,348 milhões, obras de revitalização da rua Arthur Machado estão previstas para começar somente no ano que vem. O cronograma e detalhes do projeto final foram apresentados em reunião ontem com lojistas e moradores da região central.
Presente à reunião, o presidente da Aciu, Anderson Cadima, informou que o governo municipal está no momento buscando financiamento para custear a obra de revitalização da rua Arthur Machado. Segundo ele, a Prefeitura apresentou o projeto para pleitear verba de um fundo internacional e a expectativa é que a análise seja finalizada em breve.
Após o posicionamento do órgão financiador, o dirigente da entidade classista lembra que ainda será preciso solicitar a autorização do Legislativo para prosseguir com a contratação do empréstimo. Só depois a Prefeitura pode avançar com a abertura do processo licitatório para selecionar a empresa que executará a obra.
Devido ao período chuvoso que começa no fim do ano e se estende geralmente até março, o presidente da Aciu informou que o cronograma apresentado prevê que toda parte burocrático esteja concluída para que a obra possa ter início em abril de 2024.
Veja: Obras de drenagem na Arthur Machado vão custar R$ 4 milhões, diz presidente da Codau
A proposta é executar a obra de forma progressiva por trechos, sendo programado dois meses para as intervenções em cada um dos cinco quarteirões da rua Arthur Machado. A projeção é o término do serviço em 10 meses. Desta forma, a revitalização completa da via ficará pronta só em janeiro de 2025.
A versão final do projeto abrange o segmento a partir da praça da “Concha Acústica” até a rua Alaor Prata e prevê a transformação da Arthur Machado em uma via que possa ser compartilhada entre pedestres e carros, com redução do limite de velocidade para máximo de 30 quilômetros por hora. O fechamento da via para veículos foi descartado.
Conforme o projeto, haverá a instalação de pisos sextavados nas pistas de rolamento, aumento pequeno da largura das calçadas, colocação de baias para carga/descarga e também estacionamento de veículos em frente às lojas, além de implantação de novos bancos e mobiliário urbano do trajeto.
Cadima também adiantou que a Prefeitura acatou sugestões apresentadas pelos lojistas e incluiu bolsões de estacionamento em algumas áreas do centro. Também foram inseridos guarda-corpos de proteção em determinados pontos da calçada para evitar o risco de acidentes.
(Foto/Reprodução Instagram/Herval Kobayashi)
(Foto/Reprodução Instagram/Herval Kobayashi)
(Foto/Reprodução Instagram/Herval Kobayashi)
(Foto/Reprodução Instagram/Herval Kobayashi)
(Foto/Reprodução Instagram/Herval Kobayashi)
(Foto/Reprodução Instagram/Herval Kobayashi)
Leia também: Vizinhos pedem multa para imóveis desocupados na Artur Machado
Veja: Edital para revitalização da Artur Machado pode ser publicado em maio