Avenida Padre Eddie Bernardes (Foto/Google Maps)
Anunciada em abril, revitalização da avenida Padre Eddie Bernardes deve começar ainda neste mês. A primeira parte da obra será para implantação de rede pluvial no local e foi finalizado nesta semana o processo para a contratação da empresa que executará o serviço.
O resultado da licitação foi homologado na segunda-feira (7), formalizando a Sanioto Construções como vencedora da licitação. A empresa apresentou proposta no valor de R$3,5 milhões para realizar a obra. Segundo as informações da Codau, os trabalhos devem começar ainda em agosto e o contrato prevê três meses para concluir o serviço.
A obra prevê a construção de um sistema de drenagem pluvial em toda a extensão da Padre Eddie Bernardes, o que inclui mais de 2 quilômetros de redes pluviais e 105 bocas de lobo duplas para melhorar o escoamento das enxurradas na via. As sinalizações de trânsito e de segurança na avenida, assim como a reposição da malha asfáltica após o serviço, também são de responsabilidade da empresa contratada.
A região da Padre Eddie Bernardes sofre com inundações durante o período chuvoso em Uberaba, pois o Córrego dos Carneiros corta a avenida. Em outubro do ano passado, a situação levou à morte de uma mulher após ela ter sido arrastada com o carro por enxurrada no local.
Conforme o projeto de revitalização, o trecho entre as ruas das Violetas e das Papoulas não possui rede pluvial e no restante da via a tubulação é ineficiente e precisa ser substituída dentro da padronização adotada pela Codau. “A implantação deste sistema de drenagem vai permitir o rápido escoamento de grandes volumes de água nesta região, evitando transtornos para a população. Nossa equipe estará atenta na fiscalização da obra, para garantir que tudo seja feito dentro do cronograma previsto”, explicou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.
O projeto de revitalização da Padre Eddie inclui ainda recapeamento e sinalização de toda a vida, além de projeto de paisagismo com a remodelação dos canteiros centrais e o plantio de espécies adequadas à via. Até o momento, não foi lançada a licitação da segunda etapa de melhorias na via.