SABATINA

Samir propõe afrouxar lei e facilitar demolição de imóveis inventariados

Gisele Barcelos
Publicado em 26/09/2024 às 21:26
Compartilhar
Candidato do PL, Samir Cecílio Filho foi o entrevistado dessa quinta-feira na Sabatina JM (Foto/Rafaella Massa)

Candidato do PL, Samir Cecílio Filho foi o entrevistado dessa quinta-feira na Sabatina JM (Foto/Rafaella Massa)

Afrouxamento da legislação para facilitar a demolição de imóveis inventariados no centro da cidade é uma das propostas do candidato a prefeito Samir Cecílio (PL), para a revitalização da área central. A medida, conforme o prefeitável, permitiria a liberação de terrenos para a construção de novos prédios residenciais.

Durante sabatina na Rádio JM, Samir argumentou que o centro de Uberaba passou por um processo de esvaziamento à medida que a cidade cresceu, pois grande parte da população começou a migrar para os bairros e condomínios fechados. Porém, ele posicionou que a região central pode se tornar atrativa para um novo público, oferecendo um modelo compacto de apartamentos.

O prefeitável defendeu alterações na lei que trata sobre o inventariado de imóveis justamente para liberar terrenos destinados ao novo estilo de empreendimento imobiliário no Centro. “Temos que mexer na lei do inventariado. Precisamos permitir que uma boa parte desses imóveis seja demolida para fazer nesses terrenos prédios de 50 a 60 andares, com 300 a 400 apartamentos. Seriam estúdios de 20 a 30 metros quadrados para estudantes, jovens, casais sem filhos, idosos, solteiros. Essas pessoas via de regra não têm carro e usam transporte por aplicativo ou o BRT que está na porta. Então, são prédios que não precisam de garagem ou só poucas vagas”, acrescentou.

De acordo com o candidato do PL, apenas alguns imóveis seriam mantidos como registro da história do centro da cidade e poderia até ser criado um museu com fotos das antigas construções. “Temos que partir para um museu iconográfico. Filma e registra tudo em 3D para ter um museu da arquitetura de Uberaba. Vamos preservar meia dúzia só”, posicionou.

Ainda em relação ao Centro, Samir apresentou como proposta a criação de quiosques no Calçadão da Arthur Machado e em outras avenidas, para organizar as pessoas que hoje estão com mercadorias espalhadas no chão ou em carrinhos. O candidato também defendeu o compartilhamento de faixa do BRT na avenida Leopoldino de Oliveira, no trecho a partir do cruzamento com a Santos Dumont até o Mercado Municipal.

Já na área da Saúde, o prefeitável afirmou que seu plano de governo prevê a contratação na rede particular para a realização de exames durante a madrugada e para desafogar a fila eletrônica. “Vamos buscar parceria com a iniciativa privada e comprar a ociosidade desses laboratórios. Se estiver parado das 22h às 6h, poderia fazer um pacote [para atendimento da demanda do município]”, salientou.

Além disso, Samir declarou que outra medida para agilizar a marcação de procedimentos seria um pente-fino para conserto de aparelhos de raio-X e de ultrassonografia pertencentes ao município. Após o reparo, os equipamentos poderiam ser destinados às unidades para serem colocados novamente em operação. 

Assista abaixo à sabatina desta quinta-feira:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por