Secretária diz que município já pleiteou junto ao Estado e ao Governo Federal a ampliação de frota do Samu, mas que isto ocorrerá com a implantação do Serviço Regional
Atualmente, a frota do Samu em Uberaba é composta por três unidades básicas e uma avançada (Foto/Arquivo)
A partir de concretização do Samu Regional, frota do serviço em Uberaba passará a ter mais uma Unidade de Suporte Avançado (USA). A informação é da secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, explicando que solicitações para a liberação de outra viatura já foram feitas este ano para o Estado e Governo Federal.
Em entrevista à Rádio JM, a titular da pasta justificou que o número de ambulâncias em circulação é estabelecido por critério populacional. No caso de Uberaba, a frota deve ser composta de quatro veículos, sendo três Unidades de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). “Temos uma USA, que é o preconizado até 400 mil habitantes”, disse.
Mesmo assim, devido à alta demanda, a secretária manifestou que este ano foi encaminhado ofício para o Estado e, também, para o Ministério da Saúde, pleiteando mais uma Unidade de Suporte Avançado para Uberaba.
Segundo a titular da Saúde, não foi possível a disponibilização da viatura de imediato, mas já houve a garantia que o município será atendido a partir da entrada em funcionamento do Samu Regional. “Nós recebemos a resposta já do Estado com relação a isso. Na implantação do Serviço Regional, vamos ser contemplados com mais uma USA. Teremos duas USAs com base no município”, declarou.
A compra dos veículos depende da assinatura do convênio para formalizar a implantação do Samu Triângulo Sul. A previsão é que o ato ocorra até julho deste ano, viabilizando a liberação dos recursos destinados à aquisição das viaturas e contratação de pessoal.