As inscrições serão no dia 11 de novembro e serão contratados dois profissionais e os demais vão para cadastro de reserva; ampliar número de unidades de saúde noturnas é promessa de campanha da prefeita
Unidade de Saúde Romes Cecílio, localizada no bairro Morumbi, deve ser a próxima a funcionar com horário estendido (Foto/Arquivo)
Para ampliar número de unidades básicas de saúde com atendimento no período noturno em Uberaba, Prefeitura abriu processo seletivo destinado à contratação de médicos especificamente para a jornada das 18h às 22 horas. O edital prevê duas vagas de clínicos gerais para chamamento imediato.
As inscrições para o processo seletivo serão no dia 11 de novembro. Na data, os interessados em trabalhar no período noturno devem comparecer no Centro Administrativo e apresentar documento oficial de identidade com foto, comprovante de residência atualizado e diplomas, certificados ou comprovação de título ou experiência na área.
O salário oferecido é de R$6.661,67 e mais tíquete-alimentação de R$1 mil para uma jornada semanal de 20 horas. De acordo com o edital, o horário de trabalho é de segunda a sexta, das 18h às 22 horas.
O edital não especifica a unidade básica para onde serão destinados os dois clínicos gerais contratados, porém a secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, já adiantou que a prioridade é estender o horário de funcionamento da UBS Morumbi antes do fim da atual gestão.
Além das duas vagas para contratação imediata, a Secretaria Municipal de Saúde pretende formar cadastro de reserva de profissionais para serem chamados nos próximos meses. O processo seletivo terá validade de dois anos e pode ser prorrogado por igual período.
O funcionamento noturno das unidades básicas foi um projeto lançado na gestão do ex-prefeito Paulo Piau (MDB), com abertura de seis postinhos até 22 horas. Na campanha eleitoral em 2020, a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) prometeu aumentar o número de postos de saúde com atendimento à noite, mas até o momento não houve avanço.
Depois de diversos entraves, a expectativa era conseguir abrir, pelo menos, mais duas unidades básicas no período noturno antes do fim do ano. A medida, entretanto, depende de finalizar a contratação de profissionais.