Codiub (Foto/Arquivo JM)
Secretaria Municipal de Saúde abrirá licitação própria para contratar prontuário eletrônico. Uma concorrência foi realizada no ano passado pela Codiub para a aquisição do software e, inicialmente, a intenção da companhia era fornecer a ferramenta para a Prefeitura, porém, o titular interino da Saúde, Beethoven de Oliveira, descartou a possibilidade de fazer a contratação direta, sem a devida licitação, da empresa para prestar o serviço.
O secretário interino posicionou ter objeções em fazer uma dispensa de licitação para contratar a Codiub diretamente para o fornecimento do prontuário eletrônico. “A companhia não está desenvolvendo a plataforma. Ela apenas fez a aquisição do software de terceiro”, argumentou.
Desta forma, Beethoven explicou que a Secretaria de Saúde deverá abrir licitação própria para o prontuário e a Codiub poderá disputar o certame. “Prefiro colocar no mercado. Se a Codiub tiver expertise, com a contratação que ela fez ano passado, ela participa do pregão para atender a Saúde. Vejo mais segurança nisso”, manifestou.
O titular da pasta também ressaltou que destravar a questão do prontuário eletrônico é uma das prioridades enquanto estiver à frente da Saúde. Por isso, a perspectiva é a publicação do edital para a contratação do prontuário ainda neste mês de março.
Com a decisão, ainda não há certeza do caminho que será adotado pela Codiub quanto à licitação realizada no ano passado. A Fast Medic Sistema de Gestão em Saúde, de Curitiba (PR), participou do processo e foi aprovada para o fornecimento do software do prontuário eletrônico à companhia.
O resultado foi homologado em novembro de 2022 pela Codiub e a empresa do Paraná foi declarada vencedora do certame, com proposta no valor de R$14,9 milhões para o fornecimento do software à companhia.
Em nota, apesar de manifestar que a licitação para contratação da Fast Medic independe do certame que será lançado pela Secretaria de Saúde, a Codiub não confirmou se pretende levar adiante a assinatura do contrato com a empresa para tentar oferecer o software a Uberaba e outros municípios. “A licitação foi homologada, porém, o contrato somente será assinado quando da necessidade da prestação de serviço”, finalizou o texto.