Na última sessão, o vereador Tulio Micheli denunciou que apenas uma viatura de suporte avançado estaria em plenas condições de rodar e afirmou que os outros veículos estariam com problemas, por falta de manutenção
Após denúncias na Câmara Municipal esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que existem ambulâncias paradas para conserto, mas assegurou que a frota do Samu conta com quatro viaturas operando normalmente para atender aos chamados de urgência na cidade.
Na última sessão, o vereador Tulio Micheli (Solidariedade) denunciou que apenas uma viatura de suporte avançado estaria em plenas condições de rodar e afirmou que os outros veículos estariam com problemas, por falta de manutenção. Em nota, a Secretaria de Saúde manifestou que essa informação não procede.
De acordo com as informações da pasta, existem quatro veículos parados para manutenção. Porém, quatro ambulâncias do Samu foram mantidas ativas em circulação: uma unidade para suporte avançado e três de suporte básico.
Mesmo com viaturas na oficina, a Secretaria de Saúde posicionou que não houve prejuízo da frota disponível para atendimento dos chamados porque existe uma reserva técnica para fazer a substituição temporária dos carros nesses casos.
Ainda conforme a nota, as três ambulâncias que estão passando por reparos na oficina devem estar aptas para voltar a circular nos próximos dias.
Em relação à motolância que não está sendo utilizada, a Secretaria de Saúde justificou que o servidor que conduzia este veículo está de licença saúde e ainda não está apto a voltar para o trabalho. Com isso, a pasta manifestou que já está providenciando a recomposição do corpo técnico do Samu para que o veículo volte a ser utilizado.
Quanto aos problemas relatados sobre a estrutura da base operacional do Samu, a nota informou que o projeto para adequações no prédio está em fase de aprovação na Vigilância Sanitária para as intervenções necessárias no imóvel.