PERÍODO CHUVOSO

Saúde espera usar drones contra o mosquito da dengue ainda este ano

Gisele Barcelos
Publicado em 24/08/2024 às 18:09
Compartilhar
A contratação dos drones em Uberaba se dará por adesão à ata de registro realizada pelo Consórcio Intermunicipal do Alto Paranaíba (Foto/Reprodução)

A contratação dos drones em Uberaba se dará por adesão à ata de registro realizada pelo Consórcio Intermunicipal do Alto Paranaíba (Foto/Reprodução)

Drones devem ser utilizados no período chuvoso deste ano para intensificarem ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Matheus Assumpção. Desde o início do ano, existe a expectativa quanto à utilização dos equipamentos, pois Uberaba recebeu verba estadual para a contratação dos aparelhos.

Os recursos foram liberados em fevereiro para o fornecimento dos drones, porém não houve abertura de processo licitatório pela Prefeitura até o momento. Em entrevista à Rádio JM, Assumpção explicou que o município decidiu aderir a uma ata de registro de preço realizada pelo Consórcio Intermunicipal do Alto Paranaíba para a contratação dos equipamentos.

O processo ainda não foi finalizado, mas o diretor de Vigilância em Saúde acredita que os trâmites para a contratação serão concluídos de forma rápida para o início da utilização dos drones no início do período chuvoso entre setembro e outubro. “Agora está na fase de finalizar contrato para implementar a medida em Uberaba [...] A gente espera ter o reforço desse equipamento quando precisar intensificar muito mais a ação de controle”, reforçou.

Com o último levantamento de infestação do Aedes aegypti indicando situação de médio risco em Uberaba, o diretor de Vigilância em Saúde posicionou que a chegada das chuvas entre setembro e outubro demanda intensificação das ações de controle para evitar que a cidade tenha um crescente número de casos no fim do ano.

O principal objetivo com o uso do equipamento será mapear a cidade e identificar imóveis fechados com a presença de focos do mosquito. A ferramenta poderá captar imagens de locais abandonados com criadouros do mosquito para viabilizar a solicitação à Justiça da liberação à entrada forçada. No entanto, a resolução do Estado permite também a pulverização de inseticidas com o aparelho e a medida pode ser adotada também pelo município.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por