MONITORAMENTO

Saúde inicia na próxima semana o primeiro levantamento de infestação do Aedes aegypti

Gisele Barcelos
Publicado em 04/01/2024 às 20:57Atualizado em 04/01/2024 às 21:36
Compartilhar
 (Foto/ Lauren Bichop)

(Foto/ Lauren Bichop)

Começa na próxima semana o primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024. A partir de segunda-feira (8), mais de 150 agentes de combate a endemias percorrerão os bairros de Uberaba para coletar dados sobre a proliferação do mosquito na cidade.

De acordo com o chefe de Controle de Endemias, Diogo Avelino de Barros, cerca de sete mil imóveis serão visitados para o levantamento. Os agentes devem finalizar a coleta de dados até o dia 12 de janeiro. “Pedimos a colaboração na recepção dos agentes de endemias para a realização da vistoria, lembrando sempre que cuidados devem ser tomados. O levantamento é fundamental para atualizar o índice de infestação do Aedes no Município e, a partir desses dados, podemos programar ações de combate ao vetor”, explicou.

Após a coleta de dados, a previsão é que o resultado seja divulgado até o fim de janeiro para atualizar sobre o quadro de infestação do Aedes aegypti em Uberaba. No último levantamento realizado em outubro, o município registrou índice de 3%. O percentual indica risco médio e alerta para possível epidemia de dengues, segundo os parâmetros do Ministério da Saúde.

O Levantamento Rápido de Índice para o Aedes aegypti (LIRAa) é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por