Secretária Valdilene Rocha diz que é preciso fazer a revisão salarial dos profissionais médicos para evitar a evasão e rotatividade no serviço público de Saúde (Foto/Rodrigo Garcia/CMU)
Revisão do salário para médicos da rede municipal está sendo estudada na Prefeitura. A informação é da secretária de Saúde, Valdilene Rocha, ressaltando que uma ampla análise está em andamento para oferecer uma remuneração mais atrativa e evitar a rotatividade de profissionais das unidades de saúde.
De acordo com a titular da pasta, a valorização profissional é um dos passos necessários para a meta de fortalecimento da atenção básica em Saúde. Por isso, uma proposta para realinhamento dos valores está sendo trabalhada para adequar a remuneração básica dos médicos. “Queremos que tenha menor evasão no município e precisamos que o salário se torne um pouco mais atrativo”, disse.
Além do estudo de impacto orçamentário, a secretária posicionou que foi realizado levantamento dos salários pagos no âmbito nacional, estadual e regional para embasar a revisão dos vencimentos da categoria. “Comparamos salários com os de municípios do mesmo porte de Uberaba para alcançar uma média salarial que não prejudique a região e, também, não fique abaixo aqui no município”, salientou.
Anteriormente, o ex-secretário de Saúde, Sétimo Bóscolo, atrelou a melhoria salarial para os médicos da rede municipal à mudança no modelo de contratação dos profissionais. Ao invés de estabelecer o salário por hora, a intenção era adotar um sistema de remuneração por produtividade.
Questionada, a nova titular da Saúde informou que a proposta do antecessor não será levada adiante. Valdilene posicionou que, enquanto gestora, não concorda com o uso da produtividade como princípio da remuneração, porque o modelo poderia comprometer a qualidade do atendimento.
Em relação aos problemas de cumprimento da carga horária nas unidades de saúde, a secretária manifestou que a expectativa é que, com a revisão dos vencimentos, também haja uma resposta positiva dos médicos. “Da nossa parte, não poderemos ser mais cobrados de que o salário não é atrativo e que os profissionais precisam trabalhar em outro lugar. Vamos fazer o nosso papel e esperamos o retorno dos profissionais”, argumentou, reforçando que é uma responsabilidade de cada servidor cumprir a jornada de trabalho de forma integral.
A melhoria dos vencimentos básicos dos médicos da rede municipal deverá ser feita na revisão do plano de cargos e salários do funcionalismo, prevista para ser finalizada neste segundo semestre para ser encaminhada ao Legislativo.