Tentativa de implantar a ferramenta se arrasta desde o governo passado e a contratação seria pela Codiub, mas, agora, se resolveu fazer diretamente pela Secretaria de Saúde
Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não desistiu da implantação do prontuário eletrônico em Uberaba. A informação é da titular da pasta, Valdilene Rocha, ressaltando que a formatação do edital para contratar o software já foi concluída e o documento aguarda apenas a avaliação do Departamento Jurídico da Prefeitura para ser publicado.
As tentativas de viabilizar o prontuário eletrônico tiveram início ainda na gestão do ex-prefeito Paulo Piau (MDB), em 2015. Um programa foi desenvolvido pela Codiub à época e implantado nas unidades de saúde desde então, porém, não foi possível a integração dos dados em toda a rede – função mais esperada da nova ferramenta.
Com isso, na atual gestão, foi retomada a proposta de contratar o software junto à iniciativa privada. Uma licitação foi concluída pela Codiub no fim do ano passado e havia a expectativa de que o prontuário estivesse em funcionamento a partir do início deste ano, mas, até o momento, nada se concretizou.
À frente da Saúde desde março, Valdilene posicionou que optou por não contratar o prontuário junto à Codiub e abrirá licitação pela própria Secretaria de Saúde para viabilizar a implantação da ferramenta. A decisão dela segue o mesmo entendimento de Beethoven Oliveira, que ficou interinamente no comando da pasta após Sétimo Bóscolo deixar o cargo.
Conforme a secretária, o edital para a licitação própria do prontuário está pronto e foi submetido à análise da Procuradoria-Geral do Município. Ela espera o aval do Jurídico para a publicação do edital ainda no segundo semestre deste ano.
Dependendo da data para abertura do processo licitatório, a secretária de Saúde espera que a implantação do prontuário eletrônico comece até o fim deste ano ou, no mais tardar, no início de 2024.
Com a decisão da Secretaria de Saúde de fazer concorrência própria para contratar o prontuário eletrônico, ainda não há certeza do caminho que será adotado pela Codiub quanto à licitação realizada no ano passado. A Fast Medic Sistema de Gestão em Saúde, de Curitiba (PR), participou do processo e foi aprovada para o fornecimento do software à companhia.
O resultado foi homologado em novembro de 2022 pela Codiub e a empresa do Paraná foi declarada vencedora do certame, com proposta no valor de R$14,9 milhões para o fornecimento do software à companhia.