Com recursos do Estado liberados no primeiro semestre deste ano, a projeção é fechar a licitação até dezembro, para obras começarem no início de 2025
Processos licitatórios para construção de unidades básicas de saúde nos bairros Marajós e Jardim Itália devem ser lançados ainda este mês. A previsão é da secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, que falou sobre o assunto em entrevista à Rádio JM.
A liberação de R$4.364.457,30 para a construção das duas UBSs em Uberaba foi anunciada pelo Estado no fim de 2023 e a verba foi repassada ao município no primeiro semestre deste ano.
De acordo com a titular da Saúde, com o dinheiro em conta, foram elaborados os projetos técnicos para a abertura dos processos licitatórios e a contratação das obras. “Este mês será publicado o edital da licitação”, ressaltou.
Questionada, a secretária posicionou que não deverá haver tempo hábil para o início da execução do serviço ainda este ano. Porém, ela salientou que a meta é ter resultado dos certames ainda em 2024. “Talvez não consiga iniciar obra até dezembro”, acrescentou.
Secretária Valdilene Rocha diz que para o próximo ano estão previstas ainda as obras das UBSs do Laranjeiras e Alvorada, com recursos do PAC, do governo federal (Foto/Arquivo)
Além da verba estadual, Uberaba também emplacou no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) projetos para a construção de outras duas unidades básicas de saúde. Aproximadamente R$5 milhões pelo governo federal para obras de novas UBSs nos bairros Jardim Alvorada e no Parque das Laranjeiras.
Devido a restrições do ano eleitoral, a consolidação das obras das unidades do Alvorada e Laranjeiras pode ocorrer só em 2025. Em julho, o governo federal emitiu comunicado informado que havia impedimentos legais e que a verba só seria repassada depois do pleito aos municípios.
A secretária posicionou que, até o momento, o recurso ainda não foi liberado para o município. Segundo Valdilene, as áreas para construção das novas unidades estão definidas e os projetos, prontos, sendo aguardada apenas a liberação da verba federal para avançar com as licitações.