Antigo motel passa por remodelação para abrigar asilo de idosos público, que deverá acolher até 82 usuários (Foto/Reprodução)
Implantação de asilo público em antigo motel no Parque das Gameleiras deve estar concluída ainda este ano, conforme a titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds), Erika Martins. Em entrevista à Rádio JM, nesta quinta-feira (06), a titular da pasta assegurou que a Prefeitura não desistiu do projeto e adiantou que a obra para adequação do prédio já está em andamento.
O projeto de criação do asilo público foi anunciado no fim de 2022 e previsão inicial era a abertura do serviço no ano passado, o que não se confirmou.
A secretária salientou que foi preciso realizar um chamamento público, dando oportunidade para outros imóveis abrigarem a unidade. No processo, houve apenas interesse do proprietário do prédio do antigo motel. Somente depois de concluídos os trâmites burocráticos para fechar o contrato de aluguel, foi possível avançar com a reforma do espaço.
De acordo com a titular do Desenvolvimento Social, o proprietário do imóvel já deu início à obra para adaptar o espaço para abrigar o asilo público. Ela posiciona que a expectativa é que o prédio esteja pronto antes do fim do ano, para a abertura da unidade, e que idosos já devam estar acomodados no local em dezembro.
O lar de acolhimento da Prefeitura terá capacidade para abrigar até 82 idosos. Conforme a secretária, a ocupação deverá ocorrer de maneira gradativa até atingir a capacidade total.
No local, serão atendidos idosos em situação de vulnerabilidade, pois, apesar das parcerias com instituições do terceiro setor, a capacidade não é suficiente para atender toda a demanda e existem pessoas aguardando vagas para acolhimento em instituições de longa permanência.