(Foto/ Divulgação PMU)
Início dos trabalhos da nova entidade gestora das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) foi considerado satisfatório pela secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha. A Sociedade Educacional Uberabense/Uniube assumiu as unidades no domingo (17) e reclamações por demora no atendimento circularam ao longo da primeira semana de operação, mas a titular da pasta avaliou que os entraves são comuns na fase de transição do serviço.
Em entrevista à Rádio JM, a secretária declarou estar ciente dos problemas relatados sobre a quantidade de pacientes aguardando atendimento na UPA São Benedito. No entanto, ela considerou que a situação faz parte do processo de entrada de uma nova entidade na gestão. “Tudo que aconteceu até agora entendo como normalidade dentro de uma transição”, salientou.
A titular da Saúde salientou que a equipe teve que se ambientar quanto aos insumos e equipamentos, além de habilitar os novos funcionários para movimentar o sistema de atendimento da unidade e isso resultou em demora no serviço inicialmente.
Mesmo assim, a secretária afirmou que considerou como satisfatório o início das operações da nova gestora das UPAs. “Estou satisfeita com as decisões tomadas e a conduta que estão tendo dentro das nossas unidades”, posicionou.
Até quarta-feira (20), 1.629 pacientes foram atendidos nas duas unidades, sendo 971 pessoas na UPA São Benedito e 658 na UPA provisória. A prefeita Elisa Araújo pediu a compreensão de todos nessa fase de adaptação.