Igor Alvarenga assegurou que profissionais não serão prejudicados com o repasse de unidades à Prefeitura (Foto/Reprodução)
Depois de resistência à proposta de municipalização por parte dos professores no ano passado, o secretário estadual de Educação, Igor Alvarenga, assegurou que profissionais não serão prejudicados com o repasse de unidades à Prefeitura.
Quanto à incerteza sobre a situação dos professores do Estado que atuam nas unidades, o titular da Educação em Minas Gerais declarou que os servidores poderão optar por continuar na mesma escola após a municipalização. “Liberamos o município para que permaneça com esse professor e vamos pagar o salário até ele se aposentar”, afirmou, garantindo que o funcionário continuará tendo os benefícios do plano de carreira do Estado: “Não haverá nenhum prejuízo financeiro e nem para a aposentadoria”.
Caso o profissional não tenha interesse em permanecer na mesma escola, Alvarenga declarou que o servidor poderá ser remanejado para outra escola do Estado em Uberaba ou, se desejar, até ser transferido para outra cidade.
Desta forma, o secretário estadual espera que os questionamentos sobre a municipalização sejam pacificados e a Câmara Municipal esteja aberta para aprovar a proposta para viabilizar que o processo avance.
Em relação aos professores temporários, o secretário municipal de Educação, Celso Neto, acrescentou que a Prefeitura terá que abrir contratações devido ao aumento da demanda atendida. Com isso, acabará absorvendo profissionais.