Foi realizado, nesta terça-feira (7), o evento “Conexão Minas Livre”, em Belo Horizonte (MG). A Prefeitura de Uberaba foi representada pela superintendente de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Carolina Ribeiro.
O “Conexão Minas Livre” foi promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), para fortalecer a relação com os municípios comprometidos com o desenvolvimento econômico do Estado. Realizado no Auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa, o evento contou com uma programação extensa.
Durante o evento, foram abordados temas como: Minas Livre para Crescer; ações de apoio aos Municípios do Sebrae; atração de investimentos - Invest Minas; automatização de licenças municipais - Jucemg; projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação e linhas de crédito - BDMG. Além disso, também foram abertos momentos para perguntas e respostas.
Dentre os destaques, houve o anúncio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), o Programa Crédito para Crescer, com taxas reduzidas para micro e pequenas empresas. Outro lançamento foi o Curso EAD de Liberdade Econômica e Desburocratização, voltado para fomentar o empreendedorismo e aprimorar o ambiente de negócios nos municípios.
“O evento também abordou o papel do Sistema Redesim + Livre, garantindo agilidade na abertura de empresas, por meio da automatização da emissão de documentos, na qual Uberaba já está em processo para adesão, com apoio do Sebrae, que é um grande parceiro do Município. Tivemos acesso a informações sobre a atração de investimentos, simplificação dos processos de abertura de empresas e projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação, a exemplo do Programa Cidade do Futuro”, explicou a superintendente Carolina Ribeiro.
O objetivo do “Conexão Minas Livre” foi que os representantes municipais estabelecessem conexões com o Governo Estadual, compartilhando experiências sobre liberdade econômica e, principalmente, compreendendo as ferramentas disponíveis para melhorar o ambiente de negócios em benefício dos cidadãos.