POLÍTICA

Sem repasse de verba, escolas de samba decidem não desfilar

Fundação Cultural de Uberaba posicionou que não houve tempo de captar recursos pela Lei Rouanet e Prefeitura não teria condições financeiras para arcar com os custos

Gisele Barcelos
Publicado em 13/01/2015 às 15:40Atualizado em 17/12/2022 às 01:52
Compartilhar

O carnaval 2015 não terá desfile das escolas de samba. Sem repasse de verba da Prefeitura, as agremiações decidiram não se apresentar neste ano.

De acordo com o presidente da Liga das Escolas de Samba de Uberaba, Evaldo Cardoso Alves, a Fundação Cultural posicionou ontem que não houve tempo suficiente para captação de patrocínios via Lei Rouanet para assegurar o repasse às agremiações. Além disso, a Prefeitura não teria condições financeiras para arcar com os custos.

“Foi feita uma contraproposta para desfilarmos como blocos carnavalescos, só com a bateria e sem os carros alegóricos. Teríamos verba para manutenção dos instrumentos, mas nem foi citado o valor. Não aceitamos porque isso não era escola de samba”, afirmou.

Questionado, Evaldo disse que os foliões não têm condições para buscar patrocinadores ou arrecadar recursos por conta própria para o custeio do desfile. “Não temos espaço, nem barracão para promover alguma coisa durante o ano. Buscar recursos sozinhos é impossível [...] E patrocínio, se nem a Prefeitura conseguiu, imagina as escolas”, argumentou.

O presidente da Liga espera que seja realizado um planejamento para evitar que a situação se repita em 2016 e garantir a continuidade da tradição local. “Espero que no próximo ano as escolas consigam desfilar, senão vai morrer a tradição, porque esta é a segunda vez sem acontecer o desfile de rua. Se continuar assim, a tendência será morrerem as escolas de samba de Uberaba”, finalizou.

Em 2013, o município comunicou que havia pendências nas prestações de contas das agremiações que impediram a formalização de novos convênios para repasse de verba. Com isso, o desfile de rua também ficou fora da programação no respectivo ano.

A reportagem do Jornal da Manhã acionou a assessoria de Imprensa da Prefeitura para saber se o festival de samba-enredo e a eleição da corte carnavalesca serão mantidos, apesar da decisão das escolas em relação ao desfile de rua. No entanto, a presidente da Fundação, Sumayra Oliveira (PCdoB), falará sobre os detalhes da programação do carnaval somente em coletiva de imprensa nesta terça-feira (13).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por