A maior parte dos recursos será destinada ao sistema de captação de água no rio Grande, mas prevê também obras de infraestrutura, incluindo a revitalização da rua Arthur Machado
Após parecer favorável do Tesouro Nacional e da Procuradoria-Geral da Fazenda, Senado aprovou nesta terça-feira (10) o projeto que autoriza o Município de Uberaba a contratar empréstimo de 72 milhões de dólares junto à Corporação Andina de Fomento – CAF.
Com o aval dos órgãos federais para a operação de crédito, o projeto foi encaminhado para votação no Congresso no fim da semana passada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Na segunda-feira (9), o senador Otto Alencar (PSD - BA) apresentou requerimento solicitando que a matéria referente à contratação do financiamento para Uberaba fosse inserida em caráter de urgência na pauta de votação.
A proposição foi analisada em plenário na tarde de terça, juntamente com as autorizações para financiamentos aos estados da Paraíba, do Espírito Santo e do Ceará. Todos os projetos foram aprovados em votações simbólicas e seguem para promulgação.
A operação de crédito junto ao CAF será contratada para custear a implantação da nova captação de água no rio Grande e outras obras de infraestrutura na cidade, inclusive a revitalização da rua Arthur Machado. Além dos 72 milhões de dólares que serão contratados, o município dará contrapartida de 18 milhões de dólares para totalizar um montante de 90 milhões de dólares em investimentos – cerca de R$437,5 milhões.
Segundo as informações da Prefeitura, 83% do valor contratado no financiamento será destinado para obras de construção da captação de água do rio Grande, que tem investimento estimado em R$398.556.261,23, e para a implantação da quarta Estação de Tratamento de Esgoto e Emissários (ETE) na região Sul de Uberaba.