ESTUDO

Sesurb contrata estudo para analisar descarte em ecopontos e “bota-foras”

Publicado em 13/05/2023 às 18:40
Compartilhar

Estudo de Gravimetria de Resíduos Sólidos está sendo realizado nos 11 ecopontos da cidade e em 14 áreas de “bota-fora” (Foto/Arquivo)

Secretaria de Serviços Urbanos e Obras está realizando um estudo de Gravimetria de Resíduos Sólidos em 25 pontos da cidade, sendo 11 ecopontos e 14 áreas de “bota-fora”. O objetivo é dimensionar o volume e a variedade do que está sendo descartado em cada lugar, para traçar políticas públicas e novos parâmetros das ações da pasta.

De acordo com o secretário Anderson Passos, a intenção é planejar melhor os ecopontos, ampliar a fiscalização e abordar com mais propriedade a questão dos resíduos sólidos dentro do Plano Diretor Integrado, baseado nos 11 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Vamos ter um diagnóstico mais preciso da realidade dos resíduos sólidos em Uberaba, dimensionar novos ecopontos e adaptar os já existentes para melhor atender às necessidades locais, evitando o descarte em ‘bota-foras’”, disse.

Os estudos estão sendo realizados pela empresa Mais Ambiente – Engenharia e Consultoria Ambiental, que deverá apresentar o relatório final em cerca 30 dias. O trabalho custará R$60 mil, custeado com recursos repassados pelo Ministério Público Estadual.

Segundo a engenheira ambiental da pasta, Jenniffer Cecília Noronha de Faria, o estudo gravimétrico servirá para propor caminhos por meio da educação ambiental e destinação ambientalmente adequada. Segundo ela, o trabalho levará à melhoria do processo de gestão de resíduos sólidos no município e amenizará os impactos ao Meio Ambiente devido ao descarte inadequado.

A engenheira adiantou que, em giro realizado pelos “bota-foras” da cidade, os técnicos já observaram variação dos tipos e volumes de resíduos conforme a região (periferia e Centro), nível social dos munícipes do local, distância do bairro ao centro urbano, proximidade do local à área rural e presença de áreas verdes. “Tal fato demandou o estabelecimento de ações, do ponto de vista legal e prático, por parte da esfera pública municipal para enfrentar essa situação e transformá-la em oportunidade para melhoria da política pública e gestão de RSU”.

A partir dos resultados de caracterização gravimétrica, serão apontados caminhos para incentivar a participação social de todos os atores envolvidos, desde catadores a empresas que trabalham com resíduos sólidos, em estratégias de destinação ambientalmente adequada para cada tipo de resíduo.

Já foram realizadas análises nos ecopontos dos bairros Volta Grande, Maracanã, Valim de Melo, Jardim Califórnia, Residencial 2000, Paraíso, Estados Unidos e Amoroso Costa.

As áreas de “bota-fora” onde foram realizados estudos, até agora, são: avenida Aurora Fuzaro (Anatê), avenida E (via de acesso à ETE Conquistinha no Residencial 2000), Rodoanel Anel Viário em seis pontos diferentes (um deles é ponto de descarte de moradores rurais), rua Ari Luiz de Melo (Paraíso), Estrada para pedreiras (Jardim Eldorado) e rua 15 (estrada de acesso a pedreira, Residencial Maria Alice).

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por