(Foto/Divulgação)
Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro-MG), regional Uberaba, aderiu à campanha nacional pelo fim da jornada de trabalho 6x1. A proposta do movimento Vida Além do Trabalho (VAT), liderado pelo vereador eleito no Rio de Janeiro, Rick Azevedo (PSOL-RJ), recebeu o apoio nas redes sociais. O movimento já conseguiu a adesão de 1,3 milhão de assinaturas da petição on-line em defesa da proposta.
Em Uberaba, o Sinpro-MG também se engajou na campanha, conforme o coordenador regional, Marcos Mariano. Ele reafirmou o lema da campanha: “A vida não pode ser só trabalhar – pelo fim da escala 6x1”.
“Juntos, vamos garantir que sábado e domingo sejam dias de paz e de curtir a família. Estamos orientando nossos filiados e entidades de trabalhadores que difundam a campanha”, ressaltou Mariano.
Pelo texto da Constituição e da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a jornada de trabalho não pode ser superior a oito horas diárias e 44 horas semanais, sendo facultada a compensação de horários e a redução de jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.
A movimentação em torno da pauta pressionou a Câmara dos Deputados. Desde sua criação, até a última sexta-feira (8), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pauta a redução da jornada tinha recolhido 71 assinaturas. Até a noite desta segunda, o número já tinha chegado a 134. Para começar a tramitar, uma PEC precisa de 171 adesões.
O debate sobre a proposta ficou em primeiro lugar nos assuntos mais discutidos pelos internautas na rede social X, antigo Twitter.
A extinção da jornada 6x1 faz parte de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pela deputada Érica Hilton (PSOL-SP) na Câmara dos Deputados.
Mariano ainda destacou, que essa é uma bandeira defendida pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). “É uma luta estratégica para a nossa CTB contra a exploração e precarização do trabalho. Orientamos o conjunto da nossa militância à mobilização e conscientização da classe trabalhadora em defesa desta luta multissecular, que tem por objetivo final a humanização das relações de produção e o bem-estar da sociedade”, frisou. Em comunicado, a CTB destacou, que no Brasil, a redução da jornada sem redução de salários e aumento das horas extras devem estimular a criação de até seis milhões de novos postos de trabalho. (ML)