ADESÃO

Sindicato dos Professores de Minas adere à campanha pelo fim da jornada 6 por 1

Marconi Lima
Publicado em 12/11/2024 às 22:04
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro-MG), regional Uberaba, aderiu à campanha nacional pelo fim da jornada de trabalho 6x1. A proposta do movimento Vida Além do Trabalho (VAT), liderado pelo vereador eleito no Rio de Janeiro, Rick Azevedo (PSOL-RJ), recebeu o apoio nas redes sociais. O movimento já conseguiu a adesão de 1,3 milhão de assinaturas da petição on-line em defesa da proposta.

Em Uberaba, o Sinpro-MG também se engajou na campanha, conforme o coordenador regional, Marcos Mariano. Ele reafirmou o lema da campanha: “A vida não pode ser só trabalhar – pelo fim da escala 6x1”.

“Juntos, vamos garantir que sábado e domingo sejam dias de paz e de curtir a família. Estamos orientando nossos filiados e entidades de trabalhadores que difundam a campanha”, ressaltou Mariano.

Pelo texto da Constituição e da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a jornada de trabalho não pode ser superior a oito horas diárias e 44 horas semanais, sendo facultada a compensação de horários e a redução de jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.

A movimentação em torno da pauta pressionou a Câmara dos Deputados. Desde sua criação, até a última sexta-feira (8), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pauta a redução da jornada tinha recolhido 71 assinaturas. Até a noite desta segunda, o número já tinha chegado a 134. Para começar a tramitar, uma PEC precisa de 171 adesões.

O debate sobre a proposta ficou em primeiro lugar nos assuntos mais discutidos pelos internautas na rede social X, antigo Twitter.

A extinção da jornada 6x1 faz parte de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pela deputada Érica Hilton (PSOL-SP) na Câmara dos Deputados.

Mariano ainda destacou, que essa é uma bandeira defendida pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). “É uma luta estratégica para a nossa CTB contra a exploração e precarização do trabalho. Orientamos o conjunto da nossa militância à mobilização e conscientização da classe trabalhadora em defesa desta luta multissecular, que tem por objetivo final a humanização das relações de produção e o bem-estar da sociedade”, frisou. Em comunicado, a CTB destacou, que no Brasil, a redução da jornada sem redução de salários e aumento das horas extras devem estimular a criação de até seis milhões de novos postos de trabalho. (ML)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por