AÇÕES

Sindicato dos Servidores e Controladoria programam ações contra o assédio moral

Publicado em 27/05/2023 às 19:49
Compartilhar
Alinhamento de ações foi discutido durante reunião da controladora-geral, Júnia Camargo, e o presidente do sindicato, Matinho Pereira (Foto/Divulgação)

Alinhamento de ações foi discutido durante reunião da controladora-geral, Júnia Camargo, e o presidente do sindicato, Matinho Pereira (Foto/Divulgação)

A controladora-geral do Município de Uberaba, Júnia Camargo, recebeu na sexta-feira (26) o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU), Martinho Pereira. Durante o encontro, foram discutidas ações conjuntas para prevenir a ocorrência de assédio moral no serviço público.

Uma das propostas é a realização de palestras nos órgãos e unidades da Administração Municipal, para servidores e chefias, sobre o que caracteriza assédio moral e como denunciá-lo. Também serão distribuídas cartilhas orientativas acerca do tema e elaborada campanha de comunicação interna.

“A principal motivação desse encontro é traçar estratégia para combatermos, juntos o assédio moral no trabalho, uma vez que a Controladoria-Geral tem como função a prevenção e a correição de condutas abusivas cometidas pelo servidor”, enfatizou Júnia. A Controladoria e o Sindicato também alinharam a troca de informações de eventuais denúncias e provas produzidas.

O Município ainda oferecerá curso aos servidores da área de Recursos Humanos para que possam identificar e acolher adequadamente vítimas de assédio moral. Em paralelo, será criada uma normativa para disciplinar o tratamento dessas denúncias no âmbito do Município, desde as portas de entrada para comunicação do fato até a resolução do conflito. 

Para o presidente do sindicato, a reunião foi produtiva. “Queremos trabalhar em conjunto e com transparência para dar mais segurança ao servidor que sofre assédio moral ou se sente acuado ou perseguido no trabalho a denunciar tais práticas. O Sindicato pode contribuir muito com o trabalho da Controladoria. Nossa busca é por ações efetivas para coibir essa prática no serviço público”, disse Martinho.

O próximo passo será o estabelecimento do cronograma de visita aos órgãos e unidades para início das palestras de combate ao assédio moral, com a participação de servidores da Controladoria-Geral e de membros do sindicato.

O servidor pode denunciar o comportamento abusivo na Ouvidoria-Geral do Município, pelo tridígito 156 ou pelo site Fala.BR, ou no e-mail falaservidor@uberaba.mg.gov.br.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por