Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Martinho Pereira, protocolou ontem a pauta para início de negociações no começo de 2024 (Foto/Divulgação/SSPMU)
Aprovada em assembleia na semana passada, pauta de reivindicações do funcionalismo da Prefeitura foi protocolada nessa terça-feira (5) para análise do governo municipal. Sindicalistas esperam o início da rodada de negociações logo no começo do próximo ano.
O funcionalismo público municipal da Prefeitura quer reajuste salarial de 25%. O índice inclui a variação do INPC (Índice Nacional Preços ao Consumidor), as perdas referentes ao período da pandemia, devido à lei que congelou os salários, e também o saldo restante do reajuste esperado no ano passado.
Quanto ao tíquete, a categoria pleiteia aumento de 30%. Se concedido, o valor subirá de R$1.000 para R$1.300, a partir do ano que vem. A pauta de reivindicações também inclui o pagamento de abono natalino este ano, preferencialmente no tíquete.
A concessão de seguro Coletivo e do auxílio funeral a todos os servidores também são demandas que serão tratadas na campanha salarial do ano que vem, assim como a elaboração de Projeto de Lei para auxilio aos aposentados.
Além disso, o funcionalismo da Prefeitura está solicitando a melhoria da Seção de Segurança e Medicina do Trabalho e a criação da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), com o intuito de cumprimento da legislação trabalhista relacionada à segurança e medicina do trabalho.
De acordo com o presidente sindical, Martinho Pereira, a aprovação da pauta de reivindicações é a primeira etapa de um processo de trabalho a ser conduzido pelo SSPMU. “Agora será dado andamento às negociações com a prefeita Elisa Araújo”, informa.
Segundo o presidente do SSPMU (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba), Martinho Pereira, a previsão é dar início às discussões em janeiro do ano que vem, tendo em vista a data-base da categoria, que é março.