Franco Cartafina (Foto/Arquivo JM)
Franco Cartafina, ex-deputado federal, disse em entrevista que não foi procurado pelo Executivo enquanto exercia cargo em Brasília-DF, que a construção de creches e escolas em Uberaba é fruto do trabalho dele e que tentará viabilizar candidatura própria para prefeito nas eleições deste ano. Ele deu as declarações em entrevista na Rádio JM, 95.5 FM, na quinta-feira (18), em participação no programa De Frente Pra Notícia.
Em outubro de 2023, Franco Cartafina se reuniu com Paulo Piau, ex-deputado e ex-prefeito, e com Tony Carlos, ex-deputado estadual, anunciando que estavam formando um grupo, onde o mais bem avaliado do três nas pesquisas seria o cabeça de chapa à prefeitura.
Durante a entrevista, Franco foi questionado se pensou em participar do pleito no cargo de vice-prefeito e revelou não ter pensado nessa possibilidade. “No momento, pela nossa história, pelo trabalho partidário, pelo grupo que conseguimos ao longo dos anos, eu acredito que todos estão na legitimidade de consolidar e buscar nesse primeiro momento a viabilidade do seu nome. Eu estou buscando isso, viabilizar o meu nome e óbvio conversando com muito pé no chão e se, amanhã, algo for muito diferente do que estamos imaginando aí será hora de repensar”, expõe.
Por outro lado, o ex-deputado rechaçou a possibilidade de caminhar com o grupo da atual administração. “A atual administração não quis fazer política comigo, então eu não tenho jeito de forçar. Eu acho que é uma grande perda para a cidade de Uberaba, porque nós estamos falando do ex-deputado federal que mais trabalhou pela cidade nos últimos tempos. Os números comprovam”, defende.
Franco relembrou sua atuação pontuando que trabalhou pela cidade em diversas questões e em um período atípico. “Defendi nossas pautas, passei metade do mandato em Brasília-DF com pandemia, mas habilitamos UTI aqui em Uberaba com nosso mandato, consegui trazer respiradores, no pico da pandemia, para o Hospital Regional. A administração fala que está com quatro escolas e creches construindo, não tem nada haver com a Prefeitura ela não fez nada. Muita coisa eles falam que é da atual administração e que é fruto do nosso trabalho”, revela.
Por fim, o ex-deputado afirma que a pavimentação em busca de uma candidatura majoritária está sendo realizada há tempos e que a movimentação nos próximos meses poderá ser de grande volume. “Eu estou estruturando, vocês viram a chegada dos partidos que estão conosco e acredito que nós próximos dois meses haverá muitas novidades. Alguns podem até tomar susto”, estima.