No domingo (5), mais de 10 mil pessoas prestaram concurso da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para cargos no Magistério. Na mesma data, mais de sete mil alunos prestaram a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Com quase 20 mil pessoas envolvidas em concurso público e a realização do Enem, foram muitas as reclamações sobre a ausência de disciplinadores de trânsito nos locais das provas. Conforme os reclamantes, havia poucos agentes de trânsito, que não conseguiram desafogar o alto volume de veículos nas proximidades dos locais de prova. Ainda de acordo com a denúncia, não foi percebida a presença da Guarda Civil Municipal nos locais.
Confira também: Candidatos questionam prova do concurso da Educação, em Uberaba
Devido ao grande número de inscritos, a prova do concurso do Magistério foi realizada em onze locais em Uberaba: Colégio Nossa Senhora das Dores; Escola Estadual Frei Leopoldo de Castelnuovo; E. E. Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco; E. E. Horizonta Lemos; E. E. João Pinheiro; E. E. Minas Gerais; E. E. Santa Terezinha; Escola Municipal Santa Maria; Unifacthus (campus Central e Saúde), e E. E. Brasil. As provas foram divididas entre os dois períodos, manhã e tarde, de acordo com o cargo disputado.
Sobre as reclamações, a Secretaria de Defesa Social (SDS) de Uberaba disse que, diferentemente dos anos anteriores, o município não foi contatado pela organização estadual do Enem 2023 para alinhar informações e ações de segurança relacionadas ao exame. No entanto, “a SDS manteve seu compromisso de apoiar os eventos e intervindo quando necessário para garantir a segurança dos participantes”.
Para o concurso do Magistério, a SDS disse ainda que foi acionada e prestou o devido apoio.