Três áreas estão em estudo para a instalação do Distrito Industrial 5. A informação é do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, ressaltando que a proposta seria um terreno entre 500 mil e 1 milhão de metros quadrados para a implantação do novo DI.
Ramos posicionou que a Secretaria de Planejamento está terminando a avaliação das áreas apresentadas e apontará a opção mais adequada para o novo distrito, conforme as diretrizes do novo Plano Diretor de Uberaba. “Estamos tentando ficar próximo das rodovias para ter facilidade de acesso e evitar que caminhões de carga entrem na cidade”, adiantou.
Além disso, o titular da pasta salientou que a decisão sobre o local será alinhada com a Codau para que seja escolhido um lugar com facilidade para conexão à rede existente de água, esgoto e drenagem.
O próximo passo será avançar nas negociações com o proprietário da área escolhida. Segundo Ramos, primeiramente será tentada a compra do terreno ou até uma permuta por uma área pública, mas não está descartada a desapropriação.
Conforme o secretário, existem cerca de R$10 milhões na conta do Fundo Municipal de Desenvolvimento e os recursos devem ser revertidos para novos distritos industriais. Desta forma, a verba será destinada para a compra da área onde será implantado o futuro DI-5.
No entanto, devido ao tamanho das áreas em prospecção, o secretário acredita que o valor não deverá ser suficiente e haverá necessidade de complemento da Prefeitura. A intenção é fechar a negociação quanto ao local e dar início à obra de implantação do novo loteamento no próximo ano.
O mapeamento para definir o local do DI-5 começou no ano passado, pois os distritos industriais existentes e em construção na cidade não têm mais lotes disponíveis para atender grandes empresas.