ELEIÇÕES 2024

Três candidatos aguardam decisões de recursos da Justiça Eleitoral

Gisele Barcelos
Publicado em 02/10/2024 às 21:49Atualizado em 03/10/2024 às 07:49
Compartilhar

Dos candidatos de Uberaba que tiveram registro indeferido em primeira instância, apenas três ainda aguardam julgamento de recursos para tentar viabilizar a participação no pleito deste ano. Além do prefeitável Anderson Adauto (PV), a lista inclui também dois postulantes à vaga na Câmara Municipal.

Um dos nomes é o candidato a vereador Mateus Morais, que integra a chapa proporcional do Avante. Ele teve registro indeferido porque não prestou contas da campanha eleitoral de 2020, descumprindo requisito para a liberação da candidatura. Houve tentativa de anular a sentença e o caso já desaguou na terceira instância.

Outro caso é do candidato a vereador Leonaldo José da Silva, que faz parte da chapa proporcional do MDB. Ele teve o registro barrado por ausência de quitação eleitoral, devido à pendência na prestação de contas da campanha de 2020. O processo está sob análise em segunda instância.

Quanto ao prefeitável Anderson Adauto, o recurso que tenta derrubar o indeferimento do registro está pautado para julgamento nesta quinta-feira (3) pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

O processo começou a ser analisado na segunda-feira (30) e o relator apresentou voto pela manutenção da sentença de primeira instância, mas um pedido de vistas adiou a decisão da Corte antes da deliberação dos demais juízes.

A tese da defesa é que o candidato já cumpriu na integralidade a pena de suspensão de direitos políticos aplicada em duas condenações por improbidade administrativa. Conforme a equipe jurídica, o prazo começou a contar de forma retroativa a partir de 2013, pois os recursos contra as condenações não foram acatados nas instâncias superiores.

No entanto, o relator do processo, desembargador Miguel Ângelo, emitiu parecer apontando que o entendimento da defesa não poderia ser aplicado em uma das ações, pois o Supremo Tribunal Federal admitiu apelação feita por AA. Neste caso, o magistrado declarou que o trânsito em julgado em definitivo ocorreu só em 22 de outubro de 2021 e o prazo para cumprimento da sanção referente à suspensão dos direitos políticos se estende até outubro de 2025.

Mesmo sem decisão final, os candidatos com registro sub judice terão os nomes nas urnas eletrônicas. Como o sistema de registro de candidaturas já foi fechado e os dados consolidados pela Justiça Eleitoral, houve a geração das mídias e as informações foram carregadas nas urnas antes da decisão em última instância sobre os processos. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por