Municípios devem responder pesquisa até o fim deste mês sobre seleção e alocação de professores. O prazo para enviar as informações ao Tribunal de Contas do Estado termina no dia 30 de julho. Até o fechamento desta edição do Jornal da Manhã, não havia confirmação se Uberaba já havia encaminhado os dados solicitados ao órgão.
Realizada em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a pesquisa tem por objetivo criar um diagnóstico nacional sobre como as redes públicas de ensino selecionam e distribuem seus professores. O levantamento servirá para ampliar o conhecimento sobre essa temática no Brasil e estimular melhorias nesses processos.
Segundo as informações do TCE, o questionário foi enviado para todas as prefeituras mineiras por e-mail. A pesquisa on-line leva cerca de 20 minutos para ser concluída e o responsável pelo processo de seleção e alocação de professores em cada secretaria municipal ou estadual de Educação deve responder aos questionamentos.
Na justificativa da pesquisa, o Banco Interamericano de Desenvolvimento apontou que o professor é um fator importante para o aprendizado de um aluno e há evidências de efeitos a longo prazo na vida adulta dos estudantes, inclusive com maiores chances de ingresso na faculdade e conquista de postos de trabalho com maiores salários.
A instituição ainda alegou que evidências indicam que políticas públicas focadas no professor podem ser capazes de melhorar consideravelmente os índices educacionais, especialmente nas regiões mais vulneráveis e em que há maior carência dos demais insumos. “Um bom professor pode mitigar a falta de infraestrutura adequada para o aprendizado. Neste sentido, uma reflexão crucial é entender como selecionamos os bons professores e como os distribuímos nas escolas”, continua a justificativa.
O resultado do diagnóstico da Seleção e Alocação Docente no Brasil será divulgado para os parceiros do projeto, que terão acesso aos dados e relatórios analisados.