(Foto/José Cruz/Agência Brasil)
A dois meses do primeiro turno das eleições, urnas eletrônicas começam a ser despachadas para os municípios mineiros. Mais de 48 mil equipamentos serão enviados para as zonas eleitorais até o fim de agosto. Por enquanto, ainda não foram divulgadas quantas máquinas serão destinadas a Uberaba para o pleito deste ano.
Os preparativos para separação e envio das urnas eletrônicas começou no dia 1º de agosto. Os equipamentos que estavam armazenados até então em galpão em Belo Horizonte já começaram a ser carregados para transporte aos municípios mineiros.
Em 2024, o transporte das urnas eletrônicas está sendo feito por caminhões dos Correios. São 95 veículos que vão percorrer mais de 71 mil quilômetros nas estradas de Minas. Cerca de 30 pessoas estão trabalhando diariamente no carregamento desses caminhões no Centro de Apoio do TRE-MG.
Para que os equipamentos cheguem em segurança às zonas eleitorais, os caminhões são trancados e lacrados. O deslocamento é monitorado pela Polícia Militar Rodoviária e Polícia Rodoviária Federal.
Quando cada caminhão chega ao destino final, funcionários de uma agência local dos Correios são mobilizados para ajudar a descarregar as urnas eletrônicas. As urnas são armazenadas em local definido pelo chefe de cartório e juiz de cada zona eleitoral. Todos esses ambientes contam com vigilância da Polícia Militar.
Em Uberaba, as urnas deverão ficar armazenadas em espaço cedido pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Um Acordo de Cooperação já foi assinado com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).