CAIU

Troca de hidrômetros e horas extras culminam na exoneração do presidente da Codau

Diovana Miziara/Larissa Prata
Publicado em 24/11/2023 às 09:37Atualizado em 29/11/2023 às 10:48
Compartilhar

Queixas de aumentos nas contas de água foram determinantes para a decisão da prefeita Elisa Araújo em trocar o comando da Codau Uberaba. Para o lugar de José Waldir de Sousa Filho (foto) está confirmado o nome do secretário Rui Ramos (Foto/Equipe JM)

José Waldir de Sousa Filho não é mais o presidente da Codau Uberaba. A informação foi dada em primeira mão pela prefeita Elisa Araújo, ao vivo, durante o programa Pingo do J, da Rádio JM, desta sexta-feira (24). O sucessor será o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos. Indicado pelo ex-vice-prefeito, Moacyr Lopes, José Waldir é servidor de carreira na autarquia. A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Município, o Porta-Voz, em edição extra, horas depois do anúncio da prefeita à Rádio JM. 

“Já havia falado ao presidente que seria inadmissível qualquer aumento à população. Muitas pessoas se sentiram incomodadas com a troca dos hidrômetros e o valor das contas de água. Tentamos diversas alternativas, mas ficou insustentável a situação”, explicou a prefeita Elisa Araújo. Dizendo estar com a consciência tranquila, Elisa afirma que a decisão foi tomada "pelo bem do povo".

Segundo a chefe do Executivo, a forma como a troca dos hidrômetros foi conduzida foi fator determinante para a mudança no primeiro escalão, mas houve outros motivos. Questionada, ela confirmou que o pagamento de horas extras está entre essas razões e que, por isso, corre processo investigatório na Controladoria-Geral do Município sobre o assunto. 

Elisa deixa claro que houve uma quebra de confiança com José Waldir. "O primeiro escalão precisa ser da minha máxima confiança", diz ela, que ainda deixa recado aos demais integrantes do time. “A troca vem por uma falta de confiança em gestão. Se houve algum erro na execução do trabalho não temos nada disso comprovado. Até porque o primeiro escalação tem que ser da minha máxima confiança e espero que isso sirva de lição para todos os servidores públicos. Estamos aqui para trabalhar para o povo e eu não vou admitir que ninguém saia desse propósito”, declarou.

E como ficam as pessoas com dúvidas sobre as contas de água e trocas de hidrômetros? Todos os processos continuarão sendo avaliados e, segundo a prefeita, o uberabense pode e deve continuar buscando a Codau para investigação. 

No lugar de José Waldir assume o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos. Ele ficará definitivamente na Codau e passa a ser interino na Sedec, até que novo nome seja confirmado. Para a prefeita, a troca não minimiza o caráter técnico essencial à administração da Codau. "Competência do Rui é de gestor, é bastante técnica além de política. Os resultados da Sedec se mostram por si só. Os combates às perdas e a reestruturação de uma empresa como a Codau não podem resultar no aumento para o bolso do cidadão. Isso eu não vou admitir", declara. Rui Ramos é um dos poucos integrantes do primeiro escalão que permanecem desde o início da gestão da prefeita Elisa. 

Em nota a imprensa, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) informou que tem novo comando a partir desta sexta-feira, 24, por determinação da prefeita Elisa Araújo, assumindo a autarquia Rui Ramos, que acumulará a presidência com a interinidade na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec).

A troca já foi sacramentada por meio do diário oficial do Município, jornal Porta-Voz, edição 2328A, já em circulação. A decisão de substituir José Waldir de Sousa Filho foi motivada pelos sucessivos aumentos nas contas de água da população e ausência de solução para o problema.
“Como prefeita, determinei a troca do atual presidente para que a gente tenha uma gestão alinhada com a da minha equipe, onde a população de Uberaba está em primeiro lugar”, afirmou Elisa.
A prefeita reitera que disse ao então presidente da Codau ser inadmissível qualquer aumento para população, além de ter solicitado a ele um estudo profundo do caso, porque várias pessoas se sentiam prejudicadas. 
“Tentamos diversas alternativas, mas a situação e a forma como tem sido conduzida a empresa ficaram insustentáveis”, afirmou Elisa, que decidiu pela troca, já em vigor.

Horas extras

O pagamento de horas-extras a José Waldir de Sousa Filho, no montante de R$ 77.229,78 chamou a atenção da população e também da prefeita Elisa Araújo. A informação foi publicada pelo jornalista Wellington Cardoso, na coluna Falando Sério, e repercutiu nas redes sociais. 

Segundo o detalhamento passado pelo então presidente, o valor expressivo do seu holerite referia-se a horas-extras de março de 2018 a dezembro de 2020. Contudo, apesar de assinada pelo diretor à época, até o momento não haviam sido pagas. A vereadores, na Câmara Municipal de Uberaba, José Waldir frisou que seu salário como servidor de carreira é de R$23.423,69, devido aos benefícios que tem como servidor. Ele também explicou que em sua gestão frente à Codau foram pagas todas as férias-prêmio e todos os diretos trabalhistas dos servidores.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por