MUDANÇA

UAI deve se tornar centro de atendimento integral ao idoso

Estudos estão sendo realizados por comissão nomeada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e que terá 90 dias para apresentar relatório final

Gisele Barcelos
Publicado em 29/04/2025 às 21:10
Compartilhar

Atualmente, a UAI é local de convivência e, no entendimento do secretário Ernani Neri, precisa se tornar referência das políticas públicas voltadas para o idoso (Foto/Divulgação)

Prefeitura cria comissão para desenvolver estudos destinados à reestruturação e ao fortalecimento da Unidade de Atenção ao Idoso (UAI). O grupo terá prazo de 90 dias para apresentar o relatório final com propostas para aprimorar os serviços oferecidos no local.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Ernani Neri, o objetivo do trabalho é preparar a UAI para o cenário de aumento gradativo da população idosa em Uberaba nos próximos anos e definir medidas para tornar o local um ponto de referência para a terceira idade.

Neri lembra que a UAI foi criada apenas como um centro de convivência no passado, mas pode exercer uma função mais ampla dentro da rede de atendimento ao idoso. “É um equipamento que precisa ser fortalecido, uma vez que a gente tem essa população aumentando cada vez mais. A UAI não pode ser tão somente um centro de convivência. Precisa ser também referência da política do idoso”, posicionou.

Entre as propostas a serem estudadas, o titular do Desenvolvimento Social adiantou que será avaliada até a possibilidade de uma parceria com a Secretaria de Saúde, para oferecer o atendimento com médico geriatra no local. “Não podemos desconsiderar o trabalho já desenvolvido pela saúde nos territórios, ou seja, nas unidades de saúde. Mas a UAI pode ser referência para o idoso, assim como o Caism é para a mulher”, ressaltou.

O melhor aproveitamento da piscina também deve ser colocado em pauta durante os trabalhos da comissão. “Temos hidroginástica lá, será que somente como lazer? Não podemos utilizar como algo terapêutico?”, acrescentou o titular da pasta.

Além disso, o secretário ponderou que o Conselho Municipal do Idoso também poderia ter um espaço na UAI e até a seção responsável pela emissão da carteirinha para o pessoal da terceira idade poderia funcionar no ambiente para um contato direto com o público. “Precisamos aproveitar um equipamento tão grande como esse, inclusive otimizando o uso do espaço físico”, finalizou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por