Imagem Ilustrativa ( )
A Prefeitura de Uberaba solicitou, entre as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, a construção de três viadutos. A informação é do secretário municipal de Serviços Urbanos e Obras, Antônio de Sousa Filho, durante entrevista ao programa Pingo do J, na Rádio JM.
Segundo Souza Filho, um dos viadutos seria construído na rua Coronel Emerenciano Ferreira Junqueira, Vila Olímpica, até a rua Cândida Mendonça Bilharinho, Mercês. Para o secretário, a topografia é favorável e seria uma importante ligação entre as partes Norte e Sul da cidade.
“Seriam duas pranchas, para fazerem o fluxo e contrafluxo, a partir da [rua] Cândida Mendonça Bilharinho com a Coronel Emerenciano Ferreira Junqueira, passando em frente à entrada principal do Praça Shopping. E teria uma outra prancha para descarregar [o fluxo de veículos], na avenida Leopoldino de Oliveira. É um projeto muito bonito e cria um acesso da avenida Leopoldino de Oliveira para a rua Coronel Emerenciano Ferreira Junqueira, que hoje nós não temos”, disse o secretário.
O outro viaduto seria na rua Osvaldo Cruz, no bairro Estados Unidos, com a rua João Alfredo, Abadia. E o terceiro, na rua da Medalha Milagrosa, bairro São Sebastião, com a rua Onofre da Cunha Rezende, Vila Maria Helena.
“Nesses projetos, precisamos observar o máximo de ganhos para a coletividade. Tentamos evitar o máximo de impacto possível, mas não é possível contemplar tudo. Mas o Poder Púbico adota medidas compensatórias para que não haja perdas”, frisou.
“Por enquanto, trata-se de estudo para implantação desses viadutos, ainda não há projeto executivo pronto”, disse o secretário. Segundo ele, tudo foi feito para cumprir o cronograma de apresentação de obras para serem contempladas no PAC.
Antônio Sousa Filho também fez um balanço sobre a conclusão de obras em Uberaba. Conforme o secretário, em 2021 a Prefeitura concluiu 18 obras, no total de R$23,4 milhões. Em 2022, foram 24, com R$14,2 milhões investidos. Até o momento, em 2023, foram 21 obras, já incluída a UPA do Mirante e o Ecoponto, no Volta Grande. São 30 obras em execução e 41 estão em licitação.