COHAGRA

Uberaba tem proposta de Regularização Fundiária Urbana contemplada no Novo PAC

Publicado em 22/05/2024 às 19:05Atualizado em 23/05/2024 às 07:46
Compartilhar

O Município de Uberaba teve proposta contemplada no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, dentro do eixo Cidades Resilientes - Regularização Fundiária Urbana (Reurb). Com isso, o núcleo Estrela da Vitória, áreas 2 e 3, poderá contar com recursos do Orçamento-Geral da União, com valores a serem definidos, para custeio dos projetos de infraestrutura.

A Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra) tem até o dia 7 de junho para encaminhar a documentação complementar relativa a esses locais e, após o protocolo, serão definidos os próximos passos para a realização de todos os processos necessários à regularização desses imóveis. Os valores de repasse são variáveis de acordo com a fase em que cada proposta se encontra.

Segundo a diretora de Empreendimentos e Expansão da Cohagra, Gabriela Faria Cecílio, ao final desse processo, cerca de 120 famílias, ocupantes de áreas informais no bairro, serão beneficiadas com a transformação do núcleo em área legalizada. Os recursos do PAC serão direcionados para o custeio dos projetos de infraestrutura (água, esgoto e drenagem), dentre outros que se fizerem necessários.  

"Isso garante o direito à propriedade e segurança jurídica desses ocupantes. Além disso, a regularização fundiária facilita a implantação de políticas públicas de saneamento básico, meio ambiente, mobilidade urbana, integração social e, ainda, geração de emprego e renda", afirmou.

A proposta inicial, encaminhada ao Governo Federal pela Assessoria Especial de Captação e Parcerias (Seppar) da Chefia de Gabinete (Chegab), foi uma carta-consulta informando o número de famílias, faixa de renda, as condições do Município de realizar o projeto e a legislação municipal específica de habitação, como o Programa Minha Casa Legal dentro do Programa de Regularização Fundiária de Interesse Social (Reurb).  

Conforme o documento encaminhado, a Reurb do Estrela da Vitória foi iniciada com o apoio dos recursos do PAC, sendo necessária agora a finalização do procedimento para garantir que essas famílias conquistem a propriedade, definitivamente, desses imóveis. “Estamos empenhando esforços para a finalização desse processo, que já dura cerca de 20 anos”, concluiu.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por